Reunião na próxima semana deverá reunir entidades ligadas ao meio ambiente

A necessidade de dragagem no Rio Taquari foi tema de uma reunião na tarde da quarta-feira, 5 de junho, na Prefeitura de Taquari, entre alguns prefeitos integrantes do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), da qual Taquari, também faz parte.

A dragagem é um procedimento de escavação que ajuda a retirar os sedimentos (terra, areia, rochas, lixo) do fundo dos rios, lagos, portos, oceano e lagoas industriais por meio de diversos métodos e tecnologias. Todos os processos de dragagem são realizados através das dragas, que são as embarcações com estrutura própria para realizar o trabalho de desassoreamento.

A mobilização dos prefeitos é coordenada pelo chefe do Executivo de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues. “A Granpal vai convocar uma grande reunião para aprofundarmos com outras entidades o assunto. Não entendo de dragagem nem de mineração, mas eu entendo o problema. Neste momento estamos vivendo uma grande crise humanitária”, salientou.

O prefeito de Taquari, André Brito, salientou a necessidade de buscar uma forma de diminuir o impacto do problema causado pela enchente. “Temos que construir uma saída bem rápida porque estamos vivendo um momento em que existe um clamor diante da situação que estamos enfrentando, mas não podemos deixar se prolongar demais as soluções, medidas concretas e objetivas para não cair no esquecimento”, destacou o prefeito.

Também estiveram na reunião, Romaci Labres, aposentado na área naval no Rio Taquari. “Quando não tem mais o círculo da corrente da água, o rio emparelha e a água se espalha para fora”, afirmou Labres.

Outro funcionário da área naval, Rogério Santos, diz que nas duas últimas enchentes o rio ficou mais cheio. “Além de o rio já estar atulhado, tudo o que veio lá de cima, está dentro do nosso rio, impactando, com lodo e cisco amontoados. A chuva vai vir e vai derramar para fora, não tem mais para onde ela ir, vamos virar uma planície alagada se não dragar”.

Na próxima semana, em Porto Alegre, os prefeitos vão se reunir junto de entidades ambientais e universidades para iniciar o debate sobre dragagem.

Data de publicação: 06/06/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari