A área de esporte do município levanta a bandeira da inclusão social. Não apenas para formar atletas de ponta, campeões, mas também para diminuir a desigualdade e aumentar a capacidade disciplinar e educativa. Promovendo competições como o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, o Campeonato de Futsal e os Jogos Estudantis Taquarienses (JET), a pasta busca levar a prática esportiva a todas as praças de Taquari. Com os projetos Ação na Melhor Idade, voltado aos idosos, Escolinhas Comunitárias, Vôlei Olímpico, entre outros, a secretaria envolve desde o público mais velho até os jovens.

A área do lazer, por sua vez, visa a melhorar os projetos e as competições que levem crianças, jovens, adolescentes e a população em geral a integrarem-se socialmente em busca da melhoria da qualidade de vida. Das iniciativas idealizadas pela pasta, ressaltam-se o Bicicletário instalado no Parque de Exposições Nardy de Farias Alvim e as academias de saúde, erguidas em diversos bairros do município.

O Departamento de Cultura tem como função promover o desenvolvimento e a integração das atividades culturais e esportivas, visando à melhoria da qualidade de vida da população taquariense. Na área da cultura, os trabalhos se concentram em estimular e o elevar o nível de empreendimento cultural dos munícipes ao promover o cultivo das ciências, das artes e das letras, das danças, dos teatros, do circo e da música, planejando e coordenando com regularidade a execução de programas culturais de interesse da população e estabelecendo um calendário específico para essas atividades. Entre os eventos capitaneados pelo departamento, destaca-se o Natal Açoriano em Terra Gaúcha, comemorado há mais de vinte anos em Taquari, sempre ao final de cada ano.

O campo do Turismo tem como meta sensibilizar a população sobre o papel da área como indutora do desenvolvimento econômico, geradora de novas oportunidades de trabalho e renda.

Responsáveis

Sabrina Pereira de Freitas

Coordenadora de Cultura e Turismo

Endereço

  Rua José Porfírio da Costa, 301  Bairro: Santo Antônio
    Taquari/RS

Notícias Relacionadas a este Departamento

07/02/2024

Taquari adia Carnaval deste final de semana e promoverá uma festa “fora de época”

Alteração foi anunciada na tarde desta quarta-feira e evento ocorrerá em março


02 fev 2024

Taquari terá carnaval de rua

Haverá desfile de foliões, atividade para as crianças e bailes na Praça da Bandeira com entrada gratuita


19 jan 2024

G.E. Taquariense representará o município na Copa RS de Futebol Amador

Equipe conquistou o título no campeonato de 2023 e foi a indicada para a competição estadual


15 jan 2024

Copa Taquari de Futebol de Base define campeões 

Atividade esportiva movimentou os campos durante seis dias e teve equipe taquariense levantando a taça


13 dez 2023

Publicados os resultados dos editais 1 e 2 do chamamento público da Lei Paulo Gustavo

A avaliação dos documentos e projetos apresentados foi realizada por 4 membros do Conselho Municipal de Política Cultural e sob a supervisão da coordenadora de cultura Sabrina Freitas.


Todas as notícias

Último Evento

31ª NATAL AÇORIANO em Terra Gaúcha

31ª NATAL AÇORIANO em Terra Gaúcha

Início:

08/12/2023

Local:

Lagoa Armênia

Término:

17/12/2023