RSS Taquari - RS Notícias de Taquari/RS Fri, 20 May 2022 19:47:32 -0300 Fri, 20 May 2022 19:47:32 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://taquari.rs.gov.br/rss Prefeitura de Taquari investe em projeto de ferramenta tecnológica para rede de ensino municipal Fri, 20 May 2022 15:35:58 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3555/?prefeitura-de-taquari-investe-em-projeto-de-ferramenta-tecnologica-para-rede-de-ensino-municipal.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3555/?prefeitura-de-taquari-investe-em-projeto-de-ferramenta-tecnologica-para-rede-de-ensino-municipal.html Investir na educação tem sido um dos compromissos da atual gestão municipal. Com os anos de pandemia, a Prefeitura iniciou a aquisição de equipamentos e tecnologia de ponta para ampliar a conectividade e integração nas escolas municipais. Através da aquisição de chromebooks, acesso à internet de baixa renda  e telas interativas em toda a rede escolar.

Na última semana, com um investimento em  recursos próprios de R$ 200 mil, a Prefeitura de Taquari adquiriu o sistema de tecnologia de ensino MicroKids. O projeto, que será desenvolvido com alunos da educação infantil até o EJA,desperta a criatividade, planejamento, construção, raciocínio de forma sistemática, tomada de decisão e colaboração através das ferramentas tecnológicas que auxiliam os estudantes a construírem um aplicativo e entenderem o início da lógica de programação.

Na manhã de sexta-feira, dia 20, o prefeito André Brito e a coordenadora da Secretaria da Educação, Maristel Charão, assistiram uma aluna com a turma do Pré-A da EMEI Vó Laura. Com a orientação da professora Lisiê Aguiar, os estudantes tiveram uma aula interativa sobre noções numéricas. Através do sistema MicroKids, cada estudante terá um login para acessar a plataforma.

“Para nossa grande satisfação, hoje assistimos a uma aula com esses recursos adquiridos por nós na EMEI Vó Laura. A turma Pré-A, da professora Lisiê Aguiar utilizou a tela interativa e o sistema Microkids em uma atividade matemática sobre números. Ficamos muito contentes com o resultado e a empolgação dos alunos, além de toda atenção dos professores e servidores da escola”, destacou o prefeito André Brito.

]]>
Prefeitura de Taquari recebe responsável pela implantação do sistema de educação em Sobral Fri, 20 May 2022 09:40:43 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3554/?prefeitura-de-taquari-recebe-responsavel-pela-implantacao-do-sistema-de-educacao-em-sobral.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3554/?prefeitura-de-taquari-recebe-responsavel-pela-implantacao-do-sistema-de-educacao-em-sobral.html Na quinta-feira, dia 19, o prefeito André Brito recebeu um dos responsáveis pelo programa educacional implantado em Sobral-CE. Newton Almeida e um dos coordenadores do sistema d pedagógico implantado no município cearense. A visita teve como objetivo a troca de experiências sobre educação e projetos que possam integrar na rede municipal de Taquari.

 

Sobral é um dos municípios brasileiros com os melhores índices de educação, sendo referência para o resto do país. E queremos trazer essa experiência para Taquari. O objetivo é fortalecer as condições para que as crianças aprendam, assumindo um papel ativo, por meio de interações e atividades pedagógicas.

“Estamos investindo em obras, aquisição de materiais e conectividade em nossas escolas. Também já garantimos o pagamento do piso aos nossos professores. Agora é hora de investirmos em mais recursos pedagógicos para trazer cada vez mais uma educação de qualidade para os estudantes da rede municipal de Taquari”, destacou o prefeito André Brito.
]]>
Ação de prevenção aos Acidentes de Trânsito ocorre neste sábado Thu, 19 May 2022 15:26:59 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3553/?acao-de-prevencao-aos-acidentes-de-transito-ocorre-neste-sabado.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3553/?acao-de-prevencao-aos-acidentes-de-transito-ocorre-neste-sabado.html No próximo sábado, dia 21, a Prefeitura de Taquari, através do Departamento de Trânsito, e com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, DRS, Vip Car e TriAuto realiza uma ação de prevenção e conscientização no trânsito, dentro da Campanha Maio Amarelo.

 

A ação será realizada na esquina da Rua Albino Pinto com a Rua Osvaldo Aranha, onde será simulado um acidente no cruzamento. Também será distribuído material explicativo aos público que passar pelo local. A atividade será na parte da manhã.

 

Maio Amarelo

 

Voltado para a conscientização das pessoas quanto ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o Maio Amarelo envolve os segmentos governamentais, empresariais, associações, federações, entidades de classe e sociedade civil.

Foi instaurado em 11 de maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O mês tornou-se referência para o balanço das ações que o mundo inteiro.]]>
Taquari passa a contar com assistência de turismóloga Wed, 18 May 2022 16:12:23 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3552/?taquari-passa-a-contar-com-assistencia-de-turismologa.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3552/?taquari-passa-a-contar-com-assistencia-de-turismologa.html Na manhã desta quarta-feira, dia 18, a coordenadora de Turismo, Sabrina Freitas, e o prefeito André Brito estiveram reunidos com representantes da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) para tratar de ações voltadas para o turismo em Taquari.

O município possui um potencial enorme, com belezas naturais, gastronomia, cultura e eventos religiosos. Já tendo desenvolvido o Roteiro Freguesia das Figueiras, que percorre cinco propriedades rurais, aliando culinária, história e natureza. Agora, com a parceria com a Amturvales, Taquari passa a contar com a assessoria de uma turismóloga, que realizará encontros mensais com agentes do turismo no município.   

“Agora precisamos capacitar os prestadores de serviços e potencializar o turismo como desenvolvimento econômico para Taquari. E vamos contar com a orientação da turismóloga Angélica Diefenthaler,que realizará reuniões mensais em Taquari com as pessoas envolvidas em projetos de turismo no município, com ações voltadas para planejamento e colocando Taquari com roteiro da região e Estado”, destacou o prefeito André Brito.
]]>
Prefeitura de Taquari realiza concurso sobre Educação Fiscal Tue, 17 May 2022 11:15:04 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3551/?prefeitura-de-taquari-realiza-concurso-sobre-educacao-fiscal.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3551/?prefeitura-de-taquari-realiza-concurso-sobre-educacao-fiscal.html No mês de maio foi realizada a reunião com as diretoras das escolas municipais de para conversar sobre o concurso de escolha do folder para divulgação da Educação Fiscal em Taquari. O trabalho é coordenado pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal composto por servidores municipais das Secretarias de Educação e Fazenda.

O concurso se destina a alunos dos 6º e 9º anos das escolas da rede municipal de ensino. O concurso tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes para a Educação Fiscal e deve tratar de temas relacionados à função socioeconômica dos tributos, a aplicação dos recursos públicos e as estratégias e os meios para o exercício do controle democrático entre os estudantes.

Os folders deverão ser entregues até o dia 03 de junho de 2022 ao grupo de Educação Fiscal, e deverão conter nome da Escola, turma idealizadora,  nome completo do professor responsável pelo acompanhamento do projeto.

“É uma forma de valorizarmos o conhecimento e despertar o interesse dos estudantes pela educação fiscal, uma área muito importante para vida adulta e o planejamento financeiro”, destacou o prefeito André Brito.

]]>
Escolas municipais de Taquari iniciam o uso de telas interativas em sala de aula Mon, 16 May 2022 11:28:10 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3550/?escolas-municipais-de-taquari-iniciam-o-uso-de-telas-interativas-em-sala-de-aula.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3550/?escolas-municipais-de-taquari-iniciam-o-uso-de-telas-interativas-em-sala-de-aula.html A Prefeitura tem investido em tecnologia e interatividade nas escolas municipais. Nesta semana começaram a ser instaladas as telas interativas nos ambientes escolares. Esse recurso agrega aos outros investimentos, como a distribuição de chromebooks e acesso à internet para alunos que não tinham.

A primeira escola a receber foi a EMEF Osvaldo Ferreira Brandão, na qual os professores já estão utilizando o recurso na prática pedagógica com os alunos.

“Todas as escolas municipais receberão a tela interativa e treinamento para utilizarem com seus estudantes. É mais um avanço e investimento na nossa educação municipal, para serem utilizadas com suporte na aprendizagem e elaboração de aulas mais interativas”, destacou o prefeito André Brito.

]]>
Prefeitura de Taquari realiza operação tapa-buracos nesta segunda-feira Mon, 16 May 2022 11:13:21 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3549/?prefeitura-de-taquari-realiza-operacao-tapa-buracos-nesta-segunda-feira.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3549/?prefeitura-de-taquari-realiza-operacao-tapa-buracos-nesta-segunda-feira.html Funcionários da administração municipal realizaram nesta segunda-feira, dia 16, uma operação de manutenção e tapa-buracos na Rua Pontes Filho, no bairro Prado. A operação iniciou às 7h da manhã e teve bloqueio da via para realização do serviço.

“Sabemos da importância deste trabalho e seguiremos atendendo a população taquariense, sempre com seriedade e responsabilidade”, destacou o prefeito André Brito. O serviço realizado pela Secretaria de Obras é feito com cronograma e agendamento prévio.]]>
Município de Taquari divulga edital para recapeamento asfáltico do anel viário do município Wed, 11 May 2022 15:41:58 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3548/?municipio-de-taquari-divulga-edital-para-recapeamento-asfaltico-do-anel-viario-do-municipio.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3548/?municipio-de-taquari-divulga-edital-para-recapeamento-asfaltico-do-anel-viario-do-municipio.html Município de Taquari divulga edital para recapeamento asfáltico do anel viário do município

Obra está em orçada e R$ 3.627.805,03, e está dentro do Programa Pavimenta RS


Na manhã desta quarta-feira, dia 11/05 a Prefeitura divulgou a Concorrência Pública 005/2022 para o recapeamento asfáltico do anel viário do município, dentro do Convênio Pavimenta do Governo do Estado. O valor orçado da obra é de R$ 3.627.805,03, dos quais R$ 3.278.689,64 correspondem aos materiais e R$ 349.115,39  à mão de obra. Sendo R$ 2 milhões do Estado e o restante em contrapartida do município.

Com esse recurso, o município realizará o recapeamento asfáltico e sinalização viária em diversas ruas do perímetro urbano (Rua dos Navegantes, Av. Jacob Arnt, Av. Visconde Rio Branco, Rua Antônio Porfírio da Costa, Rua Rodrigo Vilanova, Rua Sete de Setembro, Rua Homero C. Cunha e Rua Júlio de Castilhos), com a recapagem do anel viário de Taquari, possibilitando mais condições para o escoamento de produção das empresas do município e favorecendo as instalações de outros empreendimentos. A área beneficiada será de aproximadamente  3,7 km, 30.000 m² .

“O Projeto contempla a Recuperação do Anel Viário, entre o Passo da Barca e as Empresas Adama e Dexco, e foi elaborado pela equipe técnica da Prefeitura, coordenados pelo Secretário de Planejamento, Henrique Labres, e pela coordenadora administrativa e de captação de recursos, Josiane Pereira Vargas. Contando com a união de esforços de diversas lideranças políticas em prol de Taquari. Com isso, buscamos melhorar o acesso de importantes vias do município, dando mais condições de acessibilidade aos taquarienses e buscando atrair mais investimentos e empresas. Graças ao planejamento e organização estamos trabalhando em prol desta ação em benefício de Taquari”, destacou o prefeito André Brito.

A abertura das propostas para a obra ocorrem  no dia 15 de junho, no Setor de Licitação da Prefeitura.

]]>
Prefeitura de Taquari lança edital para conclusão do Centro Administrativo Wed, 11 May 2022 11:40:32 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3547/?prefeitura-de-taquari-lanca-edital-para-conclusao-do-centro-administrativo.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3547/?prefeitura-de-taquari-lanca-edital-para-conclusao-do-centro-administrativo.html A conclusão do Centro Administrativo de Taquari está prestes a ser concluída, com a retomada das obras no térreo e subsolo. A prefeitura divulgou os editais de Concorrência Pública para retomada do serviço, com um valor orçado de R$ 1.043.414,20. As propostas serão abertas em 10/06/2022.

Construído no ano de 1989, o prédio nomeado como Centro Administrativo Celso Luiz Martins é composto por cinco andares.  A obra, que desde então aguarda por uma finalização, teve a reforma iniciada na gestão Maneco e André e será concluída na atual gestão. A conclusão do Centro Administrativo melhorará o atendimento à população.

“É uma conquista estarmos nos encaminhando para finalizarmos essa obra, com estrutura necessária para atender a nossa população. É mais um investimento para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Seguimos trabalhando por uma Taquari com mais avanços e obras”, destacou o Prefeito André Brito.]]>
Prefeito André Brito assina contrata para instalação de iluminação de lâmpadas de LED em Taquari Tue, 10 May 2022 15:09:57 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3546/?prefeito-andre-brito-assina-contrata-para-instalacao-de-iluminacao-de-lampadas-de-led-em-taquari.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3546/?prefeito-andre-brito-assina-contrata-para-instalacao-de-iluminacao-de-lampadas-de-led-em-taquari.html A Prefeitura de Taquari assinou o contrato com a empresa vencedora do Pregão Eletrônico 003/2022 para instalação de lâmpadas de LEDs na iluminação pública de Taquari. O valor do contrato é de R$ 3.150.000,00, sendo R$ 571.543,65 referente à mão de obra e R$ 2.587.456,35 referente à materiais.

Conforme um levantamento realizado em 2019, o município de Taquari conta com 4.048 pontos de luz, que abrigam 4.219 luminárias, das quais 2625 serão substituídas por equipamentos mais modernos. Esse avanço tecnológico na gestão de iluminação pública ocasionará uma redução nos gastos com energia e manutenção, o que permitirá maiores investimentos no serviço prestado. Ocasionando, também, pela maior luminosidade uma maior segurança.

De acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a modernização de 62,22% do Parque de Iluminação Pública de Taquari, será possível uma redução mensal no consumo de energia de 78.506,29 kWh (66,29%).

“As lâmpadas de LED são o que existe de mais moderno em matéria de iluminação pública. Elas proporcionam um enorme ganho na intensidade da iluminação, reduzem os custos da manutenção da rede e também da conta de energia do município, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente. E como têm vida útil maior, acaba tendo menos reparos e mais durabilidade. E é nisso que estamos investindo para nossa população”, destacou o prefeito André Brito.

Outro fator é a durabilidade das lâmpadas de LED, que têm uma vida útil em média de 10 anos, em contraste com vida útil média das lâmpadas de vapor de mercúrio (utilizadas atualmente), que são de dois anos e um mês.

Após a assinatura do contrato, a empresa Rosa Sul Locadora de Veículos e Equipamentos LTDA  tem a previsão de início em até 15 dias para o início do serviço da troca de lâmpadas.

]]>