RSS Taquari - RS Notícias de Taquari/RS Thu, 23 May 2024 08:33:18 -0300 Thu, 23 May 2024 08:33:18 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://taquari.rs.gov.br/rss Servidores municipais podem repactuar parcelas de empréstimo  Wed, 22 May 2024 15:04:13 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3897/?servidores-municipais-podemrepactuar-parcelas-de-emprestimo.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3897/?servidores-municipais-podemrepactuar-parcelas-de-emprestimo.html  

A Prefeitura de Taquari assinou, nesta semana, convênio com o Banrisul para prorrogar o pagamento de quatro parcelas dos empréstimos consignados dos funcionários municipais. A medida neste momento de crise é uma iniciativa da instituição financeira, que definiu as regras da repactuação. 

Os servidores municipais poderão pagar as parcelas correspondentes aos meses de maio, junho, julho e agosto, através de um novo empréstimo, com o primeiro pagamento na folha de setembro de 2024. O prazo de pagamento é de 36 meses.

Os interessados têm até o dia 30 de maio de 2024 para fazer a adesão, acessando, no celular, o aplicativo do Banrisul. 

“A repactuação é uma forma amenizar as obrigações financeiras neste momento de dificuldade enfrentada por muitas famílias, que foram atingidas pelas cheias ou que estão auxiliando os afetados”, salienta o secretário municipal da Fazenda, Adair de Souza. 





]]>
Software desenvolvido por empresa taquariense é usado na organização de dados dos afetados pela che Wed, 22 May 2024 14:24:02 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3896/?software-desenvolvido-por-empresa-taquariense-e-usado-na-organizacao-de-dados-dos-afetados-pela-che.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3896/?software-desenvolvido-por-empresa-taquariense-e-usado-na-organizacao-de-dados-dos-afetados-pela-che.html A UNICFC, empresa taquariense de qualificação e tecnologia, desenvolveu o programa Safe City, que possibilita às prefeituras cadastrar, gerenciar e dar suporte às famílias atingidas pela maior tragédia climática do RS.


O programa reúne informações para controle de residências afetadas (com identificação de endereços e nível de afetação de destruição); de doações, elencando os itens doados e as quantidades já existente (controle de estoque); Controle das perdas dos munícipes, listando informações detalhadas como telhado, geladeira, fogão, microondas, balcão de pia com cuba, gás; o controle de moradores (com nome completo do responsável do lar, número de crianças, idosos, genitora única provedora, entre outros) e das entregas, contendo a foto com a ficha de entrega. “Nosso sistema conta com as mais completas funcionalidades que buscam dar suporte a todas as famílias afetadas por tragédias, como a enchente ocorrida no RS em 2024”, explica a Diretora Administrativa da empresa, Francieli Librelotto da Rosa.


O programa está sendo desenvolvido pela empresa em parceria com a Prefeitura de Taquari, primeiro município a adotar o sistema para registro das ações relacionadas à catástrofe ambiental, e por iniciativa da empresa Sollar Sul. Por isso, muitas funcionalidades estão sendo aprimoradas. “A ferramenta reúne dados sobre os atingidos e suas necessidades, otimizando as demandas, bem como os donativos entregues, dando mais transparência à população e ao processo de prestação de contas”, destaca o coordenador do setor de Planejamento, Henrique Labres.   

A ferramenta é disponibilizada à prefeitura sem custo e está sendo adotado por outras administrações públicas municipais, como General Câmara, além de já ter sido apresentada para outras cinco Prefeituras.

]]>
Santa Rosa adota Taquari e disponibilizará ajuda ao município Mon, 20 May 2024 16:02:01 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3895/?santa-rosa-adota-taquari-e-disponibilizara--ajuda-ao-municipio.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3895/?santa-rosa-adota-taquari-e-disponibilizara--ajuda-ao-municipio.html Uma comitiva do município de Santa Rosa chegou em Taquari na tarde de sábado, 18 de maio, para iniciar o processo de ajuda ao município que sofre com as consequências da cheia histórica do Rio Taquari. Na quinta-feira, 16, através das redes sociais, houve o anúncio de que a cidade adotaria Taquari, disponibilizando os auxílios necessários. 


Integram o grupo o vice-prefeito, Aldemir Ulrich, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Rosa (Sintralog), André Bizarro, que são taquarienses. Eles foram recepcionados no gabinete pelo prefeito André Brito, e entregaram a cópia do decreto que declara situação excepcional para eventual assistência aos municípios atingidos pelas catástrofes climáticas recentes. “Temos em Santa Rosa um grupo de imigrantes de Taquari, que começou a ir para lá na década de 1940, alguns após a enchente de 1941, que são os chamados Taquarianos. Então nós temos esse apelo do pessoal que foi para lá e ajudou Santa Rosa a crescer, evoluir e ser o que é hoje com o trabalho dessas pessoas, mantendo essa ligação histórica com Taquari”, explicou o vice-prefeito.   

Ele disse ainda que os santa-rosenses estão mobilizados em arrecadar donativos e estabeleceu uma parceria com o clube de Rotary taquariense para a destinação dos itens.  

O prefeito André Brito destacou a solidariedade com o município. “Agradecemos esse abraço que estão nos dando, repassem ao prefeito Anderson e todas as pessoas que estão participando desse movimento. O município de Santa Rosa representa muito no nosso estado e vocês não sabem o quanto estão sendo importantes para a autoestima da nossa população, não apenas os que foram atingidos, mas para o conjunto”.     

O grupo recebeu informações do software Safe City que está sendo utilizado pela secretaria municipal da Assistência Social para as demandas das pessoas atingidas e os donativos distribuídos, um mecanismo de transparência e prestação de contas.  

Na mesma tarde, o grupo seguiu para conhecer a escola municipal Timótheo Junqueira dos Santos, no Rincão, que receberá o trabalho de manutenção da rede elétrica, para o qual será disponibilizado um grupo com 25 pessoas. A ação voluntária também será realizada na EMEI Paulo Freire, no Praia 

Compõem a comitiva, integrantes do grupo Legendários, empresários, Sindicato Patronal das Empresas de Metalurgia e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Rosa (Sintralog).

]]>
Após sofrer com enchente histórica, produtores começam a contabilizar prejuízos Fri, 17 May 2024 16:16:49 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3894/?apos-sofrer-com-enchente-historica--produtores-comecam-a-contabilizar-prejuizos.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3894/?apos-sofrer-com-enchente-historica--produtores-comecam-a-contabilizar-prejuizos.html Produtores rurais das áreas atingidas pela enchente reuniram-se na manhã da quarta-feira, 15 de maio, no gabinete, para tratar sobre os prejuízos sofridos pelo no setor agropecuário decorrentes da cheia histórica do Rio Taquari. Eles abordaram sobre medidas a serem adotadas  para garantir a viabilidade da próxima safra.

A elevação histórica no nível do rio, que passou 15 metros da medição normal, atingiu produtores de onze localidades: Beira do Rio, Caramujo, Rincão São José, Tinguité, Fazenda Lengler, Campo do Estado, Passo do Santa Cruz, Costa do Capivara, Fazenda Pereira, Assentamento Tupi e Assentamento Tempo Novo. Os que não foram atingidos pela cheia, sofreram com a expressiva quantidade de chuva em um curto período de tempo.

Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Mas em apenas uma granja, que fica na localidade de Fazenda Lengler, foram 86 mil galinhas perdidas e um prejuízo preliminar estimado em R$ 4 milhões. A recuperação da atividade deverá levar seis meses e o reestabelecimento em até um ano. Os empreendedores já estão trabalhando com a possibilidade de mudar o local da produção para evitar novos prejuízos. A agroindústria comercializa ovos de galinha em 37 cidades do vale do Taquari e Região Metropolitana. 

Além das perdas na safra, os produtores tiveram prejuízos com máquinas, galpões e outros. 

Também com dados preliminares, a Emater-RS/ASCAR, levantou que no cultivo do arroz foram perdidos 1.300 hectares; no milho grão, 613 hectares; soja, 171 ha; Aves, 88.300; bovinos, 668, e caixas abelhas, 1.500. Há grande perda de plantações de subsistência, pastagens, maquinário, cercas, acessos, animais de estimação e outros.

Além da cheia histórica, os produtores acumulam prejuízos em cinco anos com as duas enchentes de 2023 e as estiagens severas nas safras de 2021/2022 e de 2022/2023.  


Carta aberta 

Os produtores estão mobilizando os setores representativos do agronegócio e elaboraram uma pauta de reivindicações que estão colocadas na Carta Aberta - Agro, um grito de socorro (em anexo).

No documento, eles pedem o perdão de dívidas de custeio, a prorrogação de parcelas dos financiamentos de investimentos, a disponibilidade de linha de crédito, entre outras demandas. 





]]>
CHEIA 2024: Comissão externa faz a entrega dos kits repassados pela defesa civil Mon, 13 May 2024 15:09:32 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3893/?cheia-2024-comissao-externa-faz-a-entrega-dos-kits-repassados-pela-defesa-civil.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3893/?cheia-2024-comissao-externa-faz-a-entrega-dos-kits-repassados-pela-defesa-civil.html Os kits de cesta básica, de limpeza e água potável recebidos da Defesa Civil RS estão sendo entregues à comunidade atingida pela cheia por equipes externas à Prefeitura.

Na primeira semana, a distribuição foi feita por voluntários da empresa Adama.

Nesta semana, será por membros das igrejas, sendo na terça-feira, dia 14 de maio, pela Comunidade Cristã Restaurar; na quinta-feira, 16 de maio, pela Igreja Católica e Ministério Internacional Rio de Glória (MIRG) e, no sábado, dia 18 de maio, pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) do bairro Prado.

Para receber os donativos é necessário estar cadastrado na Secretaria da Assistência Social e assinar o documento de recebimento. O trabalho é acompanhado pelas assistentes sociais do município.

“Todas as ruas das áreas atingidas pela cheia estão sendo visitadas pelas equipes que retornam nos casos de não o morador não estar em casa. Quem eventualmente não tiver recebido, poderá entrar em contato com a Prefeitura”, destaca a coordenadora da Assistência Social, Ana Paula Saldanha.   

Outras entidades também estão fazendo ações voluntárias de arrecadação e distribuição aos atingidos. A Prefeitura está isenta da responsabilidade na entrega dos donativos arrecadados por terceiros.

]]>
Retomada a coleta mecanizada dos resíduos Fri, 10 May 2024 09:35:44 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3892/?retomada-a-coleta-mecanizada-dos-residuos.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3892/?retomada-a-coleta-mecanizada-dos-residuos.html A coleta de lixo mecanizada dos 80 contêineres foi retomada na quinta-feira, 9 de maio, no município. O trabalho estava suspenso em decorrência da impossibilidade de o caminhão chegar ao município devido aos danos nas rodovias, causados pela cheia dos rios. 

]]>
Chave PIX é opção para colaborar na reconstrução após a enchente Thu, 09 May 2024 15:15:57 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3891/?chave-pix-e-opcao-para-colaborar--na-reconstrucao-apos-a-enchente.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3891/?chave-pix-e-opcao-para-colaborar--na-reconstrucao-apos-a-enchente.html A Administração Municipal disponibiliza uma chave PIX para receber doações para ajudar as famílias atingidas pela cheia.

Os interessados podem contribuir com qualquer valor através do CNPJ 88.067.780/0001-38. Os recursos caem em uma conta específica para a ajuda aos atingidos.

Na sexta-feira, o prefeito André Brito, em reunião no gabinete, definiu pela criação de uma comissão externa, através do Decreto n° 4.758, que vai acompanhar a destinação dos recursos recebidos através do PIX.

A comissão é formada por um membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sindicado dos Empregados do Comércio e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Outras formas de colaboração:

Outras formas de colaboração:

Disponibilidade de mão-de-obra para a reconstrução das casas (pedreiro, auxiliar de pedreiro, outros). Cadastro pelo número (51) 99634-5430, com Ana Marta.

 

Separação e classificação das roupas no Ginásio de Esportes José Fritz Machado - Diariamente, das 8h às 17h.

 

Auxílio na limpeza das residências atingidas - diariamente nos bairros atingidos (Praia, Olaria, Tingueté, Passo da Aldeia e localidades Rincão, Beira do Rio, Campo do Estado e outros.   

 

Doação de lanches e refeições para os abrigados e voluntários - Organizar com Ana Paula, pelo número (51) 9996-1570.  

 

Doação de medicamentos - Contato Secretaria da Saúde: 9927-2943



Doação de móveis e de materiais de construção, no Ginásio de Esportes: Contato Cleonice 51 99523-7172.



]]>
Taquari decreta calamidade pública e situação é reconhecida pelo Estado e União Wed, 08 May 2024 14:45:19 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3890/?taquari-decreta-calamidade-publica-e-situacao-e-reconhecida-pelo-estado-e-uniao.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3890/?taquari-decreta-calamidade-publica-e-situacao-e-reconhecida-pelo-estado-e-uniao.html O Vale do Taquari enfrenta uma tragédia histórica com a cheia. Na cidade-mãe, que fica na parte mais baixa da bacia do rio, desde a quarta-feira, 1º de maio, há uma grande mobilização para reduzir os impactos causados pela elevação do nível do rio. 

Um levantamento preliminar da secretaria municipal de Assistência Social contabilizava, até o domingo, 5 de maio, mais de 1,3 mil pessoas removidas de suas residências. Destas, 138 estavam em nove sedes coordenadas pelo município. Os demais, em casas de parentes e amigos.

O Prefeito André Brito decretou, no sábado, 4 de maio, o estado de calamidade pública em toda a área do Município afetada por tempestade local e chuvas intensas.  

Com a medida, Município pode, entre outros, solicitar verbas para ações emergenciais que reestruturem as áreas afetadas pelas tempestades.

O Governo do Estado, através do Decreto 57.603, publicado no Diário Oficial (DOE) em 5 de maio de 2024, homologou os decretos e Governo Federal, através da Portaria 1379/2024, publicada no Diário Oficial (DOU) em 5 de maio de 2024, reconheceu. 

Com a medida, o governo federal anunciou a aprovação do plano de trabalho apresentado pelo município. Alguns itens foram aprovados na totalidade e outros, parcialmente. Foram solicitados R$ 824.704, e liberados R$690 mil para a aquisição de cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, kit dormitório, colchão de solteiro e de casal. A administração municipal está iniciando o processo de compra dos itens. A Defesa Civil Municipal segue trabalhando na complementação de recursos e na avaliação de pontes, estradas e elaboração de laudos habitacionais. 


Itens, quantidades solicitadas e aprovados 

Quantidade

solicitado/disponibilizado 

item

Solicitado

Disponibilizado

1.294 / 1.294

Cestas de alimentos

R$ 328.676,00

R$ 328.676,00

647 / 647

Kits de limpeza de residência  

R$ 102.226,00

R$ 102.226,00

647 / 324

kits de higiene pessoal 

R$ 186.336,00

R$ 93.312,00

647 / 647

kit dormitório

R$ 82.816,00

R$ 82.816,00

150 / 150

colchão solteiro

R$ 41.550,00

R$ 41.550,00

150

colchão casal 

R$ 83.100,00

R$ 41.550,00

TOTAL

R$ 824.704,00

R$ 690.130,00







]]>
Entrega de donativos aos atingidos pela cheia inicia nesta quarta-feira  Tue, 07 May 2024 15:40:38 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3889/?entrega-de-donativos-aos-atingidospela-cheia-inicia-nesta-quarta-feira.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3889/?entrega-de-donativos-aos-atingidospela-cheia-inicia-nesta-quarta-feira.html

Uma reunião no início da tarde desta terça-feira, 7 de maio, no gabinete definiu a forma de distribuição dos donativos às famílias atingidas pela enchente.

A ação contará com a cooperação de voluntários da empresa Adama e de assistentes sociais, que estarão em dois ônibus da Secretaria Municipal da Educação. Serão distribuídos o kit de higiene e a cesta básica.

A entrega iniciará nesta quarta-feira, 8 de maio, pelos bairros/localidades onde os moradores já estejam retornando às casas.

Para acessar, é necessário ter preenchido o cadastro da Secretaria da Assistência Social e assinar o documento de recebimento.   

Taquari tem 1.385 pessoas removidas de suas residências e, 138 estão em sete sedes coordenadas pelo município.



]]>
Alteração na coleta de lixo  Tue, 07 May 2024 10:08:47 -0300 https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3888/?alteracao-na-coleta-de-lixo.html https://taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3888/?alteracao-na-coleta-de-lixo.html Devido à impossibilidade de o caminhão da coleta mecanizada chegar em Taquari, o recolhimento do lixo dos contêineres está suspenso por tempo indeterminado. 

Será utilizado o caminhão convencional (mesmo dos bairros) com o trabalho dos garis. 

O recolhimento nos bairros será regularizado de forma gradativa a partir desta segunda-feira. 

Colabore colocando o lixo na rua nos dias de coleta e reduzindo volume de resíduos. 


]]>