Taquari é um município brasileiro da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e à microrregião de Lajeado - Estrela. É considerada a cidade “mãe do Vale do Taquari”, o terceiro mais fértil do mundo.

A cidade se constituiu com a chegada de casais açorianos, por volta de 1764, sendo uma das mais antigas do Estado. Também recebeu grandes influências oriundas dos negros africanos, de alemães e italianos, além de outros povos e culturas, porém em menor número.

Seus dois feriados municipais são 19 de março, Dia de São José, o padroeiro da cidade, e 4 de julho, aniversário de emancipação da cidade, que realizou-se em 1849.

A existência histórica da cidade de Taquari vem de um desdobramento natural e de uma expansão dos primeiros núcleos de povoamento no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a região era ocupada pela tribo indígena dos Patos, que compunham uma nação indígena poderosa, culturalmente pacífica e industriosa.

Desde o início, a região se apresentou como um ponto de atração e interesse de ocupação, devido à sua localização e à fertilidade das terras - até hoje características notórias.

Em todos os seus anos de história, a cultura sempre marcou a cidade de Taquari. Uma cidade conhecida pelos seus eventos culturais, tais como Carnaval de Taquari e o Natal Açoriano em Terra Gaúcha, destaques no cenário do Estado.

Compartilhe!