Taquari sofre com a terceira cheia do Rio em sete meses
Desde a noite da terça-feira, 30 de abril, equipes das secretarias municipais, Defesa Civil, voluntários e grupamento dos Bombeiros estão mobilizados no auxílio e resgate de moradores das áreas de risco.
O nível do rio em Taquari supera as marcas do ano passado e segue em elevação. Em setembro o pico foi de 12,22m. Em novembro, de 12,95m, o que foi alcançado na madrugada de quinta-feira, 2 de maio. A medição do Serviço Geológico do Brasil - CPRM parou no início da manhã, quando registrava 13,76m. Estima-se que o nível esteja acima de 18m. A medição manual topográfica avalia a elevação, estabilidade ou recuo.
A enchente, com mais de 10m acima do nível normal, provocou cenas nunca vistas, pelo menos nos últimos 80 anos. Moradores das Ruas Rio Branco e trecho da Antônio Porfírio da Costa e João Pessoa, no Praia, tiveram que deixar suas casas, assim como dezenas de residentes no Passo da Aldeia e no Olaria. Localidades de Beira do Rio, Rincão, São José, Campo do Estado, Fazenda Lengler e Caramujo e outras também foram afetadas pela enchente. Em maio de 1941, conforme registro fotográfico, teria ocorrido a maior cheia no município, quando a água alcançou todo o primeiro pavimento de uma casa na esquina das ruas Getúlio Vargas e Antônio Porfírio da Costa, no bairro Praia. Neste ano, a água já supera o registrado na fotografia.
A remoção dos moradores das áreas de risco da cheia contou com o trabalho de centenas de voluntários, que ajudaram de diversas formas, com a mão de obra e disponibilizando máquinas e caminhões para auxiliar. Muitas empresas emprestaram seus veículos.
Levantamento da secretaria da Assistência Social mostra que, até as 11horas de sexta-feira, 1.215 pessoas estavam fora de suas residências. Destas, 68 foram colocadas em sedes.
As pessoas que tinham sido colocadas nos pavilhões do bairro Praia precisaram ser removidas para outros locais, como Salão Paroquial, Ginásio da Escola Osvaldo Ferreira Brandão, Sede Associação de Moradores do Bairro Passo da Aldeia e do Bairro Caieira, Ginásio do Pinheiros e CTG Pelego Branco.
Data de publicação: 03/05/2024
Créditos: Prefeitura de Taquari
Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari