Local onde nasceu e cresceu o ex-presidente da República Marechal Arthur da Costa e Silva, o Museu Casa Costa e Silva é um lugar tipicamente português, onde se conservam os móveis e utensílios utilizados na época, além de um museu e uma sala açoriana, com um interessante acervo cultural.
A Casa está temporariamente fechada para obras de reforma do espaço.
Detentora dos móveis que pertenceram aos familiares do ex-presidente, a Casa Costa e Silva também expõe livros e objetos pessoais que o taquariense usava enquanto comandava o país, em décadas passadas. Uma das peças mais procuradas, inclusive por outras instituições culturais, é o seu quepe.
O subsolo do prédio, muitas vezes ignorado por boa parte da população, é muito rico de conteúdo histórico. Lá, estão algumas cadeiras que pertenciam ao Cine Theatro São João, além dos pertences de frei Roque Ruschell, do primeiro prelo do jornal O Taquaryense, dos primeiros microfones e transmissores da Rádio Açoriana e de quadros que contam a rica história da emissora local. Ainda no subsolo, em outro ambiente, acontece a fusão do antigo com a tecnologia dos dias de hoje. Em suas prateleiras, livros centenários e exemplares dos jornais de Taquari e dos açores estão expostos. O sótão do museu traz fotos de todas as rainhas da “Festa da Laranja”, festividade tradicional que era realizada no município, quadros e bustos de personagens que marcaram a história do país, alguns restaurados pelo artista Eraldo Eberle de Freitas.