Levantamento sobre o sistema viário de Taquari foi realizado pela empresa Via 11, de Santa Catarina

O resultado do estudo da mobilidade urbana realizado no município foi apresentado na noite da quarta-feira, 30, na Câmara de Vereadores. A audiência pública teve a presença de aproximadamente 30 pessoas, que acompanharam a apresentação do estudo, realizado pela empresa Via 11, de Santa Catarina. 

Conforme os dados apresentados pelo engenheiro Paulo Roberto Vieira, Taquari tem 20 quilômetros de vias sem pavimento, cinco quilômetros de via sem paralelepípedo e 10 quilômetros de asfalto a serem recuperados. 

O ponto mais debatido foi o estacionamento rotativo, alternativa apontada pelo estudo para abrir vagas na área central do município. A proposta da empresa é que seja implantado em cinco fases, entre a Rua Albino Pinto, entre a escola Barão de Ibicuí até o supermercado Ávila, e na Rua 7 de Setembro, até a Cônego Cordeiro (Praça da Matriz). O preço sugerido é de R$ 1,50 por hora, com no máximo duas horas, o que, segundo o estudo, tornaria viável à empresa que realizar o serviço de cobrança, e não seria inviável aos usuários. O sistema de cobrança não seria implantado na Rua General Osório.     

Entre as propostas de alteração no trânsito contempladas no estudo, foram tratadas de rede cicloviária. “Cada vez mais as pessoas estão transitando com bicicletas, seja por lazer ou até mesmo deixando de ir para o trabalho por não ter espaço seguro”.

A falta de acessibilidade foi outro ponto abordado, pela falta de padronização dos passeios, com calçadas estreitas e algumas tomadas pelo mato. 

Os participantes levantaram questionamentos sobre os temas do estacionamento rotativo, paradas de ônibus, fiscalização dos passeios públicos, entre outros.   

“O município terá um norte para os seus projetos com o plano de mobilidade, porque são ações a curto, médio e longo prazo. Queremos resolver os problemas e vamos trabalhando aos poucos”, salientou o coordenador do setor de planejamento, engenheiro Henrique Labres. 

Data de publicação: 01/09/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!