Empresa AEGEA é a controladora da Corsan e investirá R$ 145 milhões no município

O serviço de tratamento e abastecimento de água potável em Taquari seguirá sendo prestado pela Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). No entanto, o modelo de contrato foi modificado porque a estatal foi comprada, no final do ano passado, pelo consórcio Aegea. A empresa é líder em saneamento básico do setor privado no Brasil que já atua no RS, por meio de parceria público-privada (PPP) com a Corsan para a coleta e tratamento de esgoto na região metropolitana de Porto Alegre. 

O contrato foi assinado, em 2012, por um período de 30 anos, mas com o termo aditivo está prevista, a partir da data de assinatura, uma revisão deste prazo em 40 anos.

A cerimônia de assinatura do termo de aditivo ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto, na Câmara de Vereadores. Participaram do ato o gerente de relações institucionais da Aegea, César Luís Faccioli; o vice-presidente da Aegea, Leandro Marin; a diretora-presidente da Corsan, Samanta Popow Takimi; a gerente da unidade de Taquari, Viviane Junqueira de Moraes; o presidente do Legislativo, vereador Leandro Mariante; o vice-prefeito de Taquari, Ramon Kern de Jesus Silva, e o prefeito de Taquari, André Luís Barcellos Brito.  

Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Popow Takimi, o momento é de comemoração. “Na visão do prefeito, a universalização deve ser priorizada e os ajustes necessários ao município de Taquari hoje se confirmam na assinatura. Taquari começa a ingressar na universalização no abastecimento de água e na coleta do serviço de esgoto”, afirmou.

O presidente do Legislativo, vereador Leandro Mariante, falou sobre a sua preocupação com o serviço de abastecimento de água. “Esperamos que a nossa cidade, logo, logo, esteja colhendo os frutos do saneamento básico que é o grande gargalo do Brasil”, disse.   

O vice-presidente da Aegea, Leandro Marin, destacou o compromisso com o Município. “A Aegea tem consciência da responsabilidade que é assumir um compromisso como este e reafirmar a nossa disposição em contribuir com o desenvolvimento do município e todos os benefícios que o saneamento trás”. 

O prefeito André Brito ressaltou que a empresa está preparada para cumprir, junto da comunidade, as obrigações com o marco regulatório. “ Prepara-se o futuro quando se pensa em saneamento básico, na saúde das pessoas. Existe um plano de investimentos de R$ 145 milhões para que se cumpra 90% do esgotamento sanitário até 2033. A nossa população poderá olhar para trás e dizer que, em agosto de 2023, se reuniram na Câmara de Vereadores e assinaram - o que estamos vivendo hoje - pela qualidade de vida, saneamento básico e infraestrutura da nossa comunidade”. 


Prefeito anuncia instalação de
ala de hemodiálise no Hospital São José  


Durante o discurso, o prefeito André Brito anunciou que parte do recurso repassado ao município a título de exploração dos serviços será destinado ao Hospital São José, para a construção de uma ala de hemodiálise. “Em breve será encaminhada para a vigilância sanitária o projeto de construção de uma nova ala onde vamos fazer hemodiálise. Daqui a pouco, vocês poderão, lá na frente, dizer que deram direito à nossa população de não andar 50 ou 100 quilômetros para fazer hemodiálise”, afirmou Brito. 

Data de publicação: 18/08/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!