Evento foi realizado pelas equipes das unidades de saúde e chamou a atenção para a necessidade da prevenção

O mês de conscientização sobre a prevenção ao Câncer de Mama encerrou com uma grande mobilização.

A Rua 7 de Setembro, uma das principais vias do município, foi pintada de cor-de-rosa na tarde da sexta-feira, 27 de outubro. As equipes das unidades de saúde mobilizaram-se para a Caminhada das Vitoriosas e levaram muitas mulheres que estão na luta ou já enfrentaram a batalha contra o câncer de mama. 

A moradora do Bairro Pinheiros, Eva Terezinha Cardoso, 72 anos, descobriu o nódulo, em março, no momento que, despretensiosamente, passou a mão no seio. Em tratamento contra o câncer no intestino, sentindo-se fraca, conta que se descuidou da mama. “Mulheres, se toquem, façam os exames”. 

Também estava na caminhada, a moradores do Leo Alvim Faller, Patrícia Rodrigues, que está na luta contra o câncer de mama. Ela notou, durante o banho, ao passar o sabonete debaixo da axila, algo diferente no corpo, mas que não causava dor. “Já passei por esse tratamento. Agora, na volta para refazer os exames, descobri mais um caroço, e vou passar pelo tratamento novamente”, conta. Ela aconselha as mulheres: “se toquem, não tenham vergonha. Não deixem para depois será tarde demais. Vão ao médico, se toquem, procurem orientação, conversem com as pessoas depois é tarde demais. Só quem sofre disso sabe o que está passado, como é difícil. Há caminho, só não pode deixar de ir ao médico, fazer exames. Em primeiro lugar a saúde, o resto, depois, a gente corre atrás”, afirma.

Cada equipe de saúde foi para a caminhada levando a representação de um personagem das histórias infantis da dor rosa, como a Barbie, Minnie Rosa, Penelope Charmosa, Uniqua, entre outras. Alguns comerciantes também aderiram à causa da conscientização e coloriram as vitrines e fachadas com rosa. 

O prefeito André Brito participou da caminhada junto da primeira-dama, Andréia Nunes, e destacou a importância dos exames preventivos. “A caminhada traz o alerta para homens e mulheres sobre a necessidade dos exames. Protejam-se!”.    

Data de publicação: 01/11/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!