ESFs do Caieira e Colônia 20 vão estar abertos no sábado, quando ocorre o Dia D da campanha 

 

Começou, na segunda-feira, 16, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Maria Venilza da Silva, no Caieira, e José Ferreira Ramos, no Colônia 20, por possuírem sala de vacina, permanecem abertos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h para a aplicação da imunização em crianças e adolescentes com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Adolescentes que não tomaram a segunda dose da vacina HPV podem completar o calendário, independente da idade.

No próximo sábado, 21 de outubro, é o Dia D da campanha e as unidades de saúde Caieira e Colônia 20 vão estar abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. “A vacinação protege porque evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. As novas gerações só ouvem falar de poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, comuns no passado, mas que deixaram de ser um grave problema de saúde pública porque são controladas através da vacinação massiva, mas que já levou muitas pessoas a graves sequelas e até mesmo a óbito”, explica coordenadora da epidemiologia, enfermeira Andréia Oliveira Silveira.   

Embora a campanha, que encerra em 28 de outubro, tenha como público-alvo crianças e adolescentes, demais pessoas podem colocar as vacinas em dia. É necessário levar Carteira de Vacinação e Cartão do SUS ou CPF.

No sábado, 14, a unidade do Colônia 20 abriu pela manhã para imunizações. Quem esteve no local pode interagir com personagens como Minnie e Branca de Neve. 

Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Destas, 18 são vacinas só para crianças e adolescentes ofertadas no Calendário Nacional de Vacinação.


Data de publicação: 17/10/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!