Famílias residentes no bairro Praia começaram a ser retiradas na tarde da terça-feira

O prefeito André Brito reuniu-se no início da manhã da terça-feira, dia 30 de abril, com representantes do Grupamento de Bombeiros e da Defesa Civil para tratar das ações preventivas em meio ao risco de cheia do Rio Taquari.

O Vale do Taquari e regiões vizinhas sofrem com o alto acumulado de chuva dos ultimos dias. Conforme dados do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, às 10horas da manhã da terça-feira, o acumulado em 24 horas era de 104,8mm, registrados no pluviômetro instalada junto ao prédio do Centro Administrativo Celso Luís Martins, no Centro. Em 120 horas (cinco dias), o acumulado era de 175,2 mm.

Na reunião ficou definido pelo início da remoção das famílias que residem nas áreas de risco, como na Rua Franklin Praia Filho, na margem do rio Taquari, e avisadas às demais sobre o risco de cheia. A primeira família foi levada para o pavilhão da igreja Nossa Senhora das Dores por volta das 14horas.

No final da manhã de terça-feira, estradas das localidades de Beira do Rio, Passo do Santa Cruz e Campo do Estado já estavam sem passagem de veículos e pedestres.

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu as aulas, a partir do meio-dia, nas EMEI Pequeno Aprendiz e EMTI Pedro Pereira Machado, na localidade de Amoras, e na EMEF Timótheo Junqueira dos Santos, no Rincão.

A travessia da balsa entre Taquari e General Câmara estava prevista até as 18 horas de terça-feira.

O alto volume de chuva também causa alagamentos. As equipes das secretarias municipais estão trabalhando no alerta das pessoas que estão nas áreas de risco e atuando nos casos urgentes.

Data de publicação: 30/04/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari