De 2021 para 2022 houve uma redução de 139 pedidos de vaga

Para o início do ano letivo de 2022, a rede municipal de educação tem uma demanda por vagas na educação infantil de 88 crianças, bem diferente do início de 2021, quando o número era de 222 na lista de espera. Uma redução que representa 63,36% nos números.

A prefeitura está construindo duas escolas de educação infantil em Taquari, uma com projeção para conclusão no primeiro semestre de 2022, com capacidade para 120 alunos, e que deve zerar a lista de espera para vagas na educação infantil.

A obra da EMEI Ivo Lautert (Creche do Parque do Meio), deve ficar pronta até junho deste ano. A construção, que estava paralisada desde 2016, foi retomada em 2021. A previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2022. Através de um processo Concorrência Pública, a empresa vencedora foi a Construtora Cotrefe LTDA, com um valor global de R$1.162.960,48. Sendo R$ 395.306,65 serão executados com recursos provenientes de repasse federal (FNDE), através do Termo de Compromisso PAC2 5023/2013, processo nº 23400005879201300 e R$ 767.653,83 serão executados com recursos próprios da Prefeitura. Após a conclusão do serviço, a escola terá capacidade para 120 alunos da educação infantil na rede municipal.

Em outubro de 2021, o governo municipal inaugurou a EMEI Darcy Ribeiro, no Bairro Léo Alvim Faller.  A construção da escola de educação infantil iniciou em junho de 2016, com um investimento de R$ 1.372.954,76, através de emenda parlamentar do então deputado federal Vieira da Cunha e investimento da Prefeitura. O educandário tem capacidade para 120 alunos, e conta com uma estrutura moderna e acessível para atender a todos os estudantes.

A administração municipal está iniciando a construção de um espaço de lazer, com quadra esportiva, área de brinquedo e espaço para caminhadas, que serão utilizados pelos alunos e disponibilizado para comunidade do bairro. O valor orçado da obra é de R$ 1.060.718,38, todos oriundos de recursos próprios do município.

A comerciante Andreia da Silva Rosa, 40 anos, é moradora da mesma rua da creche e matriculou a filha na primeira semana de aula. “A creche para nós aqui é uma maravilha, muitas mães têm que trabalhar e às vezes não conseguem vagas. Agora temos uma escola bonita e com tudo novinho aqui. É uma conquista tanto para o bairro, como para cidade”, disse.

“Uma das prioridades da nossa gestão é a educação, por isso investimos pesado nessa área. E, com o avanço nas nossas obras, em breve pretendemos zerar o déficit de vagas na educação infantil. Tudo isso sem esquecer da qualificação e valorização dos professores, além da modernização e aquisição de materiais pedagógicos e técnicos para nossas escolas”, destacou o prefeito André Brito.

Data de publicação: 08/03/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi