Para celebrar e oficializar a abertura de sua mais nova unidade de fabricação e seu novo princípio ativo, a Adama realizou, na manhã desta terça-feira, dia 22, um evento com lideranças locais, representantes da população, imprensa e clientes em geral para apresentar as perspectivas do investimento e resultados esperados. O vice-prefeito, André Brito; a responsável pela Educação, Ana Paula Arnt; o responsável pela Secretaria de Obras, Luís Porto e o vereador Ramon Kern estiveram presentes para representar o município e os poderes executivo e legislativo.

A nova planta é destinada para a para produção do fungicida Cronnos T.O.V., desenvolvido para combater a ferrugem asiática nas lavouras de soja. De acordo a empresa, este fungo já causou mais de 25 bilhões de dólares em prejuízos à indústria nacional da soja. Os investimentos na construção da nova unidade, e também de projeto semelhante executado em Londrina, outra cidade que a Adama atua no Brasil, foram superiores a R$ 20 milhões. Durante a apresentação das características do novo defensor agrícola, foi destacada sua forma líquida, que proporciona alta aderência às folhas da soja e evita o entupimento dos bicos dos pulverizadores.

De acordo com o gerente industrial, Gerson Bencke, a montagem da nova fábrica envolveu mais de 130 pessoas, em um processo de mais de 3 meses de duração. Além disso, foram cerca de 6 anos de trabalho e pesquisa laboratorial, que foram feitos os testes químicos e desenvolvidas as reações desejadas para a produção do princípio ativo.

O vice-prefeito André Brito destacou que o município tem expectativas positivas com a inauguração da nova fábrica. “É muito importante para o município que uma empresa como a Adama realize investimentos deste porte na cidade. Além do crescimento próprio, ela contribui para o município através dos tributos e retorno do ICMS”, salientou. “São investimentos como este que possibilitam que alcancemos conquistas importantes em Taquari”, finalizou André, lembrando que esta semana a Administração iniciou a entrega dos kits de uniformes escolares e que a disponibilização destes materiais se também ao retorno das indústrias do município.

O presidente da companhia, Rodrigo Gutierrez, falou sobre os planos da empresa para Taquari no futuro. “Estamos com o projeto de criar duas novas fábricas aqui até 2021. Esperamos criar mais empregos contribuir ainda mais com o fundo do município, sabemos o quanto isso é importante, inclusive para nós”, reforçou. Ele começou seu trabalho na Adama em 2011, com um o objetivo de identificar a viabilidade da planta no município. Segundo ele, um dos fatores que influenciaram a decisão de manter a unidade e realizar investimentos no município foi a qualidade das pessoas trabalham fábrica. “Sempre soubemos que as coisas iam dar certo aqui pela qualidade dos profissionais que encontramos”, finalizou.

A nova unidade será responsável pela produção de dois dos princípios ativos do Cronnos T.O.V, com o outro sendo importado. A matéria produzida no município será enviada para a fábrica de Londrina que executará a síntese dos ativos. Com isto, a empresa espera executar uma  taxa de produção de 1 milhão de litros por mês.

Data de publicação: 22/05/2018

Créditos: Murilo Dannenberg