Nesta semana, o TCE concluiu o levantamento com base no ano de 2016 para municípios com mais de 10 mil habitantes, no qual Taquari se inclui.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) completou cinco anos de existência, tornando-se um marco na transparência nos órgãos públicos. Desde 2012 o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acompanha o nível de transparência dos órgãos públicos. Nesta semana, o TCE concluiu o levantamento com base no ano de 2016 para municípios com mais de 10 mil habitantes, no qual Taquari se inclui.

De acordo com a Lei é dever do Estado garantir o acesso à informação, de forma objetivo, ágil e transparente, além de manter sites atualizados, detalhados e de fácil acesso. No total foram 167 municípios avaliados neste levantamento, e foram examinados 22 critérios, divididos em 81 questões, de informação que a lei exige.

Taquari ficou entre as 95 cidades que atenderam mais de 70% dos itens examinados, ficando com uma média de 75,3% tópicos contemplados. Registros de despesas e receitas tiveram, respectivamente, 95,4% e 95,1% de aprovação. Já as informações organizacionais tiveram 96,0% de aprovação. Itens de comunicação, como a ouvidoria tiveram um aproveitamento de 98,2%, conforme avaliação do TCE.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, esses números mostram a preocupação do município em ter uma gestão transparente. “A gente segue trabalhando cada vez mais para termos clareza na coisa pública. Pois temos o compromisso de informação à população sobre o andamento da Administração Pública”, afirmou.

O TCE optou por não elaborar rankings, mas o desempenho de todos os municípios pode ser consultado no site tce.rs.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/05/2017

Créditos: Andre Liziardi

Créditos das Fotos: Andre Liziardi

Compartilhe!