Escritora Luiza Helena Charão será a patrona desta edição do evento, que também traz novidades

A programação cultural de Taquari estará na praça nos próximos dias. A 7ª Feira do Livro de Taquari será realizada entre os dias 16 e 19 de novembro. Neste ano, o evento volta à Praça da Bandeira, porém, desta vez, as bancas serão colocadas na quadra coberta Pedro Orcy da Silva. No espaço destinado à prática de esportes, serão realizadas as atividades de música, teatro e dança. Os eventos são todos gratuitos.

A patrona será a escritora Luiza Helena Charão, que recebeu o convite na tarde da quarta-feira, 1º de novembro, no gabinete do Prefeito André Brito. Ela é autora de cinco livros de poesias: Meus sonhos, Meu Sonho; Se o espaço que ocupo fosse meu; Sopros; Vidas de Minha Alma, escritos entre 1980 e 1993, e participou de uma coletânea do Conesul, em 1996. “Sinto-me muito orgulhosa porque amo Taquari e está sendo uma honra ser a patrona desta feira. Convido a todos para participarem e sentirem que é pela leitura que se vai longe”, diz Luiza, que nasceu em Bom Retiro do Sul e recebeu o título de cidadã taquariense em 2000.

Durante a feira do livro haverá a exposição “Nosso Tom”, que aborda a diversidade racial através da expressão artística dos alunos da rede municipal de ensino; apresentações de peças teatrais, palestras, contação de histórias, oficina de capoeira, danças africanas, apresentação de bandas. Entre as atrações musicais, no dia 18 de novembro, às 20horas, terá o coral e um tributo a Eraci Rocha, cantor nativista taquariense falecido em 2017.

Na parte da comercialização, serão, pelo menos, quatro bancas de livreiros. Está previsto, para o dia 19 de novembro, a sessão de lançamento de livros e de autógrafos, que reunirá Laura Peixoto, João Paulo da Fontoura, Juliano Schwarz e Montserrat Martins.

O prefeito André Brito destaca a importância da feira. “É um momento de destaque para a literatura, para o conhecimento, importantes ferramentas no desenvolvimento pessoal e de nossa sociedade”.

A feira do livro de Taquari é realizada pela Prefeitura e SESC/FECOMÉRCIO.

Vila Açoriana

A 7ª Feira do Livro de Taquari deste ano traz novidades. Um novo espaço em Taquari,  destinado às feiras e demais eventos, com visual colorido e diferenciado denominado de "Vila Açoriana" vai ambientar o evento. No momento o projeto está na fase inicial, sendo construído na quadra coberta Pedro Orcy da Silva (rua coberta junto à Praça da Bandeira).  Servirá de local para comercialização de livros e artesanatos, exposições entre outros. “Com o intuito de  agregar elementos da nossa cultura luso-portuguesa, trazendo novidades para os taquarienses e visitantes, e ainda fomentando o turismo local que se pensou o projeto da Vila Açoriana", destaca a coordenadora de Cultura, Sabrina Pereira de Freitas.

Data de publicação: 03/11/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari