Município terá o compromisso de zelar pelo imóvel por mais 20 anos e encaminhará processo de reforma com previsão de conclusão em dois anos

O prefeito André Brito encaminhou junto do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RS), Rafael Pavan dos Passos, o termo de cessão da Casa Costa e Silva por mais 20 anos. O imóvel é de propriedade do Instituto e cedido ao Município. A casa é o local onde nasceu e cresceu o ex-presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, e lá estão guardados móveis e utensílios utilizados pela família, além de acervo importante para a história de Taquari.
A definição ocorreu em reunião na tarde da sexta-feira, 23 de junho, na sede do IPHAN, em Porto Alegre, com a presença da arquiteta do IPHAN, Sandra Petry, da coordenadora administrativa substituta do instituto, Márcia Serafini, da coordenadora da Cultura de Taquari, Sabrina Freitas, e do secretário municipal do Planejamento, engenheiro Henrique Labres.
A reforma da Casa também foi assunto da reunião e ficou estabelecido o cronograma que prevê a conclusão da obra em 24 meses. Antes disso, será elaborado o termo de referência para a contratação da empresa que vai trabalhar no projeto arquitetônico e de engenharia, e submetê-lo à aprovação do IPHAN. Após, será encaminhado para a realização do processo licitatório que definirá a empresa executora da obra. Projetos complementares específicos, como o museográfico, serão tratados posteriormente. “É uma situação que está se arrastando. Temos que ver o que é mais factível e rápido neste momento e executar”, afirma o prefeito André Brito.
Após concluído, o espaço será destinado, apenas, ao Museu Costa e Silva. A biblioteca pública municipal e a Sala Açoriana João Bosco serão instaladas no prédio da antiga Prefeitura.

Data de publicação: 28/06/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari