Palestras e oficinas são ministradas por docentes da Univates

A Secretaria Municipal de Educação já definiu a programação do ano para a formação continuada dos professores da rede de ensino. O calendário prevê oficinas e palestras, uma vez ao mês, e serão ministradas por docentes da Universidade do Vale do Taquari (Univates).  O encerramento será em 28 de outubro, na Univates, em Lajeado, com a realização do Seminário Boas Práticas e apresentação dos trabalhos de conclusão pelos professores.

Nesta semana, foi realizado o segundo dia de formação de 2024. Na segunda-feira, 22 de abril, os professores da rede reuniram-se por nível de docência para participar das oficinas. Na sede da Associação de Moradores do Bairro Colônia 20 (Ambacóvis), professores da Educação Infantil tiveram oficina sobre “Corporeidade na educação infantil”, pela manhã, e, à tarde, “Expressão plástica e suas possibilidades”; os professores dos anos iniciais (1º e 2º anos), trabalharam o tema “dos sons às letras: a identificação do princípio alfabético” e “Desafios linguísticos nos anos iniciais”, na Escola Emílio Schenk; no Escola Osvaldo Ferreira Brandão, professores de 3º e 4º ano abordaram “Letramento Matemático” e “Investigar, descobrir e entender o mundo dos números” e, na Escola La Salle, os temas foram A Linguagem nos anos finais” e “trabalhos e projetos” para anos finais.

A formação pedagógica, realizada em fevereiro, abriu o calendário das capacitações, quando foram abordados sobre planejamento e sequência didática. Na abertura do ano letivo, os professores também tiveram palestra com a pedagoga Jaqueline Moll, que abordou o tema escola em tempo integral, e o professor Saulo Chielli, sobre motivação,no Theatro São João.

Para 2024, a Secretaria Municipal de Educação definiu o tema “Ler, Leitura e Leituras, por uma escola plural acolhedora e transformadora”, que visa a trabalhar a leitura no seu sentido mais amplo, como olhando o território onde a escola está inserida, o aluno como indivíduo e a literatura, explica a coordenadora de educação, Maristel da Silveira Charão. “Na compreensão de Educação, mais que ambientes, precisamos compreender e desenvolver pluriversos. “Os processos de troca e de construção do conhecimento e os de ensino e aprendizagem podem ocorrer em diferentes espaços”, completa.

Data de publicação: 24/04/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari