o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e o setor de Nutrição da Secretaria de Educação. O encontro, que foi realizado na Câmara de Vereadores, objetivou o debate de questões importantes e organização do cardápio dos alunos da rede município.

Aconteceu na última terça-feira, dia 15, uma reunião entre o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e o setor de Nutrição da Secretaria de Educação. O encontro, que foi realizado na Câmara de Vereadores de Taquari, objetivou o debate de questões importantes e organização do cardápio dos alunos da rede municipal. Ao final da reunião, as conselheiras concluíram relatório de visitas realizadas nas escolas, com apontamentos e sugestões à Educação.

A conversa iniciou com a Nutricionista do município, Vanderlea da Silva explicando as propostas que almeja implementar nas escolas. Segundo ela, a manutenção de uma alimentação saudável é a prioridade do setor, com ênfase na adequação do cardápio à realidade de cada instituição. O aproveitamento de todos os alimentos, enquanto estiverem em condições de consumo, foi outro ponto abordado.

Sua principal ideia, porém, é a criação de um cardápio rotativo para toda a rede. A lista, feita em conjunto com as merendeiras, serviria como uma pré-orientação na escolha das refeições, com a periodicidade que certos nutrientes devem ser consumidos, assim como organizados na dieta dos estudantes.

Ao final da reunião, o papel cada vez mais importante da Agricultura Familiar também foi exposto, assim como acerto sobre a participação do Conselho na construção das licitações de compra dos alimentos para o próximo ano.

Data de publicação: 16/08/2017

Créditos: Murilo Dannenberg