Através de um investimento de R$ 114.735,00, sete escolas do município, além da Associação Pequenos Notáveis e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), estão recebendo diversos tipos de livros.

O hábito de ler é uma das principais ferramentas na construção de um vocabulário mais rico, melhor raciocínio e aprimoramento da capacidade cognitiva. Baseando-se nisto, a Secretaria de Educação criou um projeto de leitura para incentivar esta prática com os estudantes taquarienses. Através de um investimento de R$ 114.735,00, sete escolas do município, além da Associação Pequenos Notáveis e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), estão recebendo diversos tipos de livros, contemplando alunos desde as Escolas Municipais de Educação Infantil à Educação (Emeis) de Jovens e Adultos (EJA).

A entrega  do material teve início na última quinta-feira, dia 10,  e será concluída nesta semana. Além de livros de conteúdo didático e de literatura, também está incluso material lúdico e de estímulo à imaginação. Com o objetivo de promover também a inclusão, o projeto implementa uma inclusoteca. Isto é, bibliografia adaptada para os estudantes portadores de necessidades especiais. Outros núcleos abordados são a Babyteca e o Projeto Pilares, voltados para crianças nos anos iniciais e desenvolvimento da criatividade e imaginação, respectivamente.

Conforme a responsável pela Educação, Ana Paula Arnt, o projeto terá grande importância na qualidade do ensino do município. “Nosso objetivo é desenvolver nos nossos estudantes o hábito da leitura. São inúmeros os benefícios que esta prática causa na vida das pessoas, e nunca é tarde para começar”, ressaltou. Ela também explicou que estão sendo criadas novas formas de promover o incentivo. “Estamos estabelecendo desafios às escolas, de realizar projetos permanentes de leitura, desde os anos iniciais até o EJA”, finalizou.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, falou sobre a importância de iniciativas e investimentos como este. “Sabemos e apoiamos sempre o desenvolvimento do hábito de ler nos nossos alunos, pois isto significa um acréscimo muito significativo na sua capacidade de aprendizado”, destacou. Maneco também reiterou que o tema é importante fora das escolas. “Em outubro estaremos dando início á mais uma Feira do Livro, oportunidade em que traremos diversas bancas e opções literárias, além de palestras e apresentações, que promovam o debate de questões importantes”, concluiu o prefeito.

Além dos livros, as instituições recebem também estantes móveis para armazenar adequadamente os materiais, que ficarão à disposição dos estudantes. As escolas Emílio Schenk, Álvaro Halbert, Pedro Pereira e Apae já receberam os livros.

Data de publicação: 14/08/2017

Créditos: Murilo Dannenberg