A Prefeitura tem investido, nos últimos anos, em qualificação dos professores. Hoje, quase todas as escolas municipais têm salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares e famílias.

O município é pioneiro na criação do cargo de Professor de AEE, que realiza um trabalho multidisciplinar e inclusivo dos alunos. Além disto, a Administração distribui, gratuitamente, material e uniforme escolar para todos os estudantes da rede municipal. Isso possibilita uma relação de igualdade entre todos os educandos. Resultado destas iniciativas foi o aumento de quase 50% nas matriculas das escolas municipais, inclusive com alunos de outras cidades.

De acordo com a respnsável pela Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt, a inclução não se dá apenas aos alunos com alguma deficiência, mas nas questões de gênero, raça e religião. “A atual gestão teve a visão de pensar e investir nessa área, oportunizando recursos e profissionais capacitados para trabalhar esse tema. E como reflexo desse trabalho muitos pais levaram os filhos para nossa rede municipal”, disse.

Segundo o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a Educação sempre estará na pauta durante a sua gestão. “A Educação é uma prioridade. Sempre. Por isso, trabalhamos para oferecer condições dignas aos nossos alunos”, afirmou.

A estagiária de Pedagogia Paula Huther retornou para Taquari em 2016 em busca de um atendimento adequado ao filho, que é autista e hoje estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Ferreira Brandão. “Hoje meu filho tem 11 anos e está no 5° ano, e já vi bastante diferença no desenvolvimento dele”, afirma. Além das aulas regulares, o menino tem atendimento semanal na sala de AEE, com recursos de acessibilidade e pedagógicos para o acompanhamento e desenvolvimento de ferramentas multidisciplinares de ensino.

Data de publicação: 07/08/2017

Créditos: Andre Liziardi