Os grupos Cia de Arte Jefferson Brandão, CTG Pelego Branco, Grupo Herança e o Grupo Etnográfico da Beira promoveram um grande espetáculo no Theatro São João
Uma grande integração cultural marcou o domingo, 18 de maio, em Taquari.
Integrantes do Grupo Etnográfico da Beira, Ilha São Jorge - Açores/Portugal, em viagem pelo estado, passaram o domingo no município. Na comitiva, estavam 36 integrantes do grupo, dançarinos e tocadores, e o Presidente da Câmara de Velas (prefeito), Luís Virgílio de Sousa da Silveira. Velas é uma vila portuguesa na ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores. “Estamos sentindo aquilo que é ser açoriano e que o povo tem intrinsecamente nos seus costumes, na sua cultura e tradições. Aproximar os povos e essa cultura é algo importante e saímos daqui de alma cheia. Acredito que podemos estreitar esses laços contribuindo com a cultura do povo e recuperar algumas de nossas tradições, tanto a que lá temos, quanto as que aqui estão”, afirmou Luís Virgílio.
O grupo chegou ao Rio Grande do Sul no dia 15 de maio e ficou hospedado em Montenegro. Em Taquari, foi recebido no CTG Pelego Branco, onde teve mostra folclórica, promovida pelas 1ª prendas da entidade, integração de dança e servido o almoço. O carreteiro foi o prato típico escolhido para recepcionar os visitantes.
O grupo visitou, à tarde, a Praça da Matriz, o jornal O Taquaryense, a Igreja Matriz São José e o memorial do Theatro São João, onde foi servido café.
“Esse intercâmbio cultural é importantíssimo. Temos muito orgulho de falar das nossas origens, que somos portugueses, pois nossos antepassados vieram de lá e Taquari se formou através desses casais açorianos. Podemos, a partir desta visita importante, estabelecer novas relações, intercâmbio permanente, trocar experiências e conhecer um pouco mais das nossas histórias”, destacou o prefeito de Taquari, André Brito.
Os grupos Cia de Arte Jefferson Brandão, CTG Pelego Branco, Grupo Herança e o Grupo Etnográfico da Beira promoveram um lindo espetáculo no Theatro São João, integrando a cultura através da arte moderna, do tradicionalismo gaúcho e da dança açoriana. “Foi uma grande honra receber um grupo vindo de longe e que preserva as nossas raízes açorianas, uma experiência incrível para os bailarinos que tiveram a oportunidade de participar e do público que esteve no teatro. Foi um momento muito importante para toda a comunidade ter esse grupo em Taquari e o início de uma nova grande parceria neste vínculo entre o Rio Grande do Sul e os Açores. Esperamos ansiosos pelos próximos encontros e que tenhamos mais oportunidades de estarmos próximos”, salienta Jefferson.
Ao final, eles receberam a roseta, mimo típico oferecido aos grupos, que foi entregue pela vice-prefeita, Rosi Santos.
O grupo açoriano tem 44 anos de atividade e atua com a representação das danças e cantares dos usos e costumes das pessoas de São Jorge.
Data de publicação: 20/05/2025
Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari
Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari