Pontuações feitas pelos presentes serão avaliadas para serem incluídas no documento

O Plano Municipal Contingência da Defesa Civil 2025 foi apresentado na manhã da quarta-feira, dia 30 de abril, na Câmara de Vereadores, para a comunidade.

Coordenadores de secretarias municipais e sociedade civil acompanharam a apresentação do documento que trata das ações e procedimentos a serem adotados em situações de risco e de emergência no qual é necessária a intervenção da Prefeitura para a redução de eventos adversos. O plano menciona as ações da administração municipal em cada nível de medição do rio Taquari quando há risco de enchente, sendo Atenção (amarelo), Alerta (laranja) e Alerta Máximo (vermelho). Foi apresentado ainda o fluxograma das ações e os canais de comunicação com as informações oficiais. 

A comunidade apresentou sugestões de medidas que serão avaliadas para serem incluídas no plano, que está em elaboração, como a criação de um cadastro único para distribuição dos donativos, meios de comunicação que não dependam da energia elétrica e a retirada do gado da localidade de Caramujo. A participação da sociedade civil e das entidades nos processos de ação do Plano de Contingência será através da criação do Conselho Municipal de Defesa Civil com a atuação no caso de calamidade e emergência. 

Durante a apresentação dos dados, a coordenadora municipal da Defesa Civil, Cleonice Almeida, falou sobre as medidas e ações nos cenários de risco destinada a cada secretaria e órgão da administração pública municipal envolvidos. “Passamos por uma situação complicada em 2024 que serviu para elaborar o plano. Tivemos uma equipe de prontidão, auxiliando, mas faltavam alguns passos que agora poderemos aplicar de maneira coerente e fazendo tudo o que for possível”, disse. 

Na enchente de maio de 2024, a defesa civil municipal estava sob a coordenação do Secretário de Planejamento, Henrique Labres. “Estar junto dos membros da comunidade, coordenadores e responsáveis é importante para entender a necessidade de ação de cada um nos momentos de desastres para agir com agilidade e rapidez para atender as pessoas. Temos muitas coisas para fazer em termos de defesa civil. Estamos trabalhando o plano de contingência que mantém-se em contínuo o melhoramento dos processos”, afirmou.  

O Comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Celso Martins, destacou o trabalho na enchente histórica. “O município sempre foi organizado mas nunca estamos preparados para uma questão como foi a de maio de 2024. Estamos fortalecendo esse trabalho”, disse.  

A vice-prefeita, Rosi Santos, agradeceu a todas as pessoas pelo trabalho realizado na cheia histórica de maio de 2024.  

A apresentação teve a participação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CREPDEC 8), através do auxiliar técnico, Sd.BM Rodrigo Nascimento, e do auxiliar técnico da Defesa Civil RS, J. Fagundes.

O Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil está disponível na íntegra no site www.taquari.rs.gov.br 

Data de publicação: 02/05/2025

Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Compartilhe!