Devido ao sucesso do evento, organização anuncia nova etapa no município para o dia 10 de agosto

Uma nova modalidade esportiva está ganhando cada vez mais o gosto dos atletas. No domingo, 6 de abril, no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, em Taquari, a quadra usada, normalmente, para competições de vôlei e de futsal, recebeu a 2ª etapa da Copa Gaúcha de Jiu-Jitsu. Estimativa da organização aponta que cerca de 3 mil pessoas passaram pelo evento. 


Essa foi a primeira vez que o município foi anfitrião de uma competição de jiu-jitsu, uma arte marcial de luta. Competidores e suas famílias de diversos locais do Estado, e até de outro país, lotaram o ginásio. A Copa também contempla a inclusão de crianças neurodivergentes e com autismo. Nesta edição, foram cerca de 10 inscrições PcD que entraram no tatame como participantes do evento. 

A organização registrou a participação de equipes da região Metropolitana, do Vale do Taquari, Litoral, Serra, Fronteira e município até um equatoriano, que reside no Brasil. “Foi um dos melhores eventos que já fizemos da Copa Gaúcha, em três anos que organizamos a competição. Tivemos quase 600 atletas e conseguimos finalizar antes das 17horas. Isso é muito bom. A Copa Gaúcha preza pelo atendimento ao cliente para que todos possam voltar para casa o mais cedo possível, especialmente, quem trabalha no dia seguinte e mora longe”, explica o organizador e professor Eduardo Friedrich.  

Nas arquibancadas, centenas de pais e mães torciam fervorosamente ao acompanhar as lutas que aconteciam de forma simultânea no enorme tatame.  

O casal de Gravataí, Leonardo Ferretti da Silva, 33 anos, e Jéssica Natália da Silva Albert, 30 anos, acompanhou a filha Gabrieli, na competição. Eles estavam orgulhosos com a conquista da menina enquanto ela recebia a medalha de segundo lugar no pódio. “Ela gosta muito do esporte e não falta um treino”, disse a mãe. “Já participamos de outros eventos da Copa Gaúcha e esse em Taquari surpreendeu. Bem organizado, o ginásio bem amplo, bem espaçoso, está bem legal, me surpreendeu”, conta Leonardo.

“Foi um evento que reuniu pessoas de todas as partes do nosso Estado, e que possibilitou a participação de atletas do município junto a Academia Mario Sperry, que representaram muito bem o município, tanto pela participação quanto pela conquista de medalhas. Serviu para a comunidade ver o quanto de atletas temos nesta modalidade e o belo trabalho desenvolvido pelo professor Guilherme Machado e sua escola de Jiu-jitsu”, diz o coordenador de Esporte, Valter Costa, o Peninha.

A copa também movimentou o comércio ambulante, restaurantes e pousadas. “É uma alegria receber um evento desse nível de organização e atraindo muitos visitantes ao município através do esporte”, afirma o prefeito André Brito. 

Devido ao sucesso do evento, está programado, para o dia 10 de agosto de 2025, mais uma edição em Taquari. 



Data de publicação: 08/04/2025

Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Compartilhe!