Mais de dois mil alunos são esperados na rede municipal a partir da segunda-feira, 17 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realiza, na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, a abertura oficial do ano letivo de 2025. As 15 escolas da rede municipal de ensino estão aguardando 2.280 alunos, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Professores e funcionários iniciam as atividades com três dias de formação no Theatro São João. Na manhã da quarta-feira, haverá a recepção pela equipe da SMED. À tarde, a partir das 13h30min, haverá a palestra “O amor crítico como princípio e Fundamento da Educação Integral”, com o professor Dr. Celso Vasconcelos, que faz uma crítica ao ensino de cunho passivo e descontextualizado. 

Na quinta-feira, pela manhã, das 8h às 9h, o tema será Educação Fiscal, com a analista Tributária da Receita Estadual, Tamara Dentee; às 9h30min, haverá a palestra-show motivacional com Sandro Libardoni, sobre saúde mental e motivação. À tarde, às 13h30min, a professora Drª Jaqueline Moll abordará o tema “A política de Educação Integral na Escola de Tempo Integral: tempos, territórios, concepções, fundamentos e condições para a construção dos saberes e do bem viver”, buscando revisitar experiências exitosas de Educação Integral realizadas no Brasil ao longo dos séculos XX e XXI, entre outros. Merendeiras e serventes terão atividades na EMEF Emílio Schenk sobre Boas Práticas, Legislação, PNAE e receitas. 

No dia 14 de fevereiro, ocorrem reuniões nas escolas. O ano letivo inicia no dia 17 de fevereiro nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental. “Iniciamos com a formação pedagógica com a honra de contar com três palestrantes internacionais: Profº Dr. Celso Vasconcelos, Profª Drª Jaqueline Moll e o Palestrante Motivacional Sr. Sandro Libardoni. Entendemos a importância de uma formação com especialistas para oportunizar uma reflexão profunda sobre a educação e, principalmente, a Educação Integral em Tempo Integral, que já vem sendo implantada em Taquari desde 2023”, destaca a coordenadora da Educação, Maristel Charão.


PROGRAMAÇÃO DA JORNADA PEDAGÓGICA

12/02 – Quarta-feira -

8h30min– Recepção aos professores e funcionários - SMED

13h - Palestra Prof Dr. Celso Vasconcelos. “O amor crítico como princípio e Fundamento da Educação Contemporânea”, que tem como objetivos:

13/02 – Quinta-feira -

8h às 10h – Sandro Libardoni – Palestrante motivacional, coach e mágico. 

10h30min às 11h30min – Analista Tributária da Receita Estadual, Tamara Dentee. Tema: Educação Fiscal (Parceria com a Secretaria da Fazenda)

13h30min. Palestrante: Profª  Drª Jaqueline Moll. Temas: A política de Educação Integral na Escola de Tempo Integral: tempos, territórios, concepções, fundamentos e condições para a construção dos saberes e do bem viver”, com os seguintes objetivos:



Aparelhos de ar-condicionado em todas as escolas

As escolas da rede municipal de ensino contam com ar-condicionado em todas as turmas. São cerca de 150 aparelhos distribuídos nas quinze escolas de educação infantil e ensino fundamental. Nesta semana, foi realizada a higienização dos aparelhos para um melhor desempenho no início do ano letivo, neste período de ondas de forte calor.


Ampliação do tempo integral 

Desde 2023, a rede municipal de ensino conta com escolas de tempo integral. O processo de implantação é gradual. Atualmente, todas as escolas de educação infantil e três escolas de Ensino Fundamental atuam totalmente em Tempo Integral. Há outras três escolas de ensino fundamental trabalhando com os 1º e 2º anos em tempo integral e com contraturno nos anos seguintes. “Verificamos a importância da Educação Integral em Tempo Integral a partir do aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e também das escolas de educação infantil que apresentaram um excelente trabalho, que com certeza fará a diferença na trajetória destas crianças no Ensino Fundamental”, afirma a coordenadora.


Formação dos professores ao longo do ano

A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, já está programada a formação continuada dos professores. Neste ano, professores, supervisores e gestores vão protagonizar alguns encontros, além de receberem qualificação.


Contratação de profissional de apoio escolar

Um dos diferenciais das escolas da rede municipal é a disponibilidade de profissional de apoio para acompanhar as crianças com deficiência. Para 2025, o processo seletivo para 40 vagas já foi concluído e as contratações iniciaram nesta semana.


Material escolar e uniformes

Alunos das escolas municipais recebem material escolar e uniformes. O material escolar está sendo organizado para entrega nas primeiras semanas de aula e o uniforme escolar está em  processo de licitação para a compra dos itens.


Atividades pedagógicas diversificadas

Estudantes matriculados na rede municipal terão múltiplas atividades ao longo do ano. Os projetos que eram realizados, como microkids, foram mantidos e muitos outros, incluídos na grade curricular. Uma das novidades é a horta pedagógica, que será implantada nas proximidades da EMEI São José, em parceria com o Frei Flávio Guerra. Outros projetos são: inclusão, microkids, trânsito, educação ambiental, educação socioemocional, materiais esportivos, projeto empreendedorismo, Cooperativismo (parceria com a CERTAJA), Educação Financeira (parceria com o SICREDI), projeto Educação Fiscal (parceria com a Secretaria da Fazenda), Ambiental (Pelas Trilhas do Meio Ambiente), Cultura Maker: Sala Maker: Espaço da escola destinado a atividades do tipo mão na massa, e Literatura na Escola, com culminância na Feira do Livro, que neste ano será em maio. 

O Microkids terá três projetos por turma durante o ano e será intensificada a formação dos professores na área de informática para a aplicação das atividades.



Investimentos

Para o início do ano letivo, foram investidos R$ 1, 5 milhão com: a reforma da rede elétrica da Escola de Ensino Fundamental Osvaldo Brandão, aquisição de material escolar e pedagógico, aquisição de uniformes, formação de professores (inicial), entre outros. 

Data de publicação: 11/02/2025

Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Compartilhe!