O evento deste ano foi marcado pela apresentação de grupos com crianças e mulheres

A tradição da cantoria dos Santos Reis, originária dos colonizadores portugueses, celebrada em 6 de janeiro, é mantida viva em Taquari. Neste ano, sete grupos de Terno de Reis se apresentaram na noite da segunda-feira, 6 de janeiro, no palco montado em frente à Câmara de Vereadores, na Lagoa Armênia: Piquete dos Azeredos, de Triunfo; Sagrada Família e do Renato do Bailão, de Bom Retiro do Sul; Os Ruanos e dos Pilchados, de Taquari, e Amigos da Tradição e de São Miguel, de Paverama, animaram o público na noite.

O evento deste ano foi marcado pela participação de crianças. O pequeno Leonardo, de oito anos, tocou gaita na abertura do evento e cantou no Terno dos Pilchados, de Taquari. Ele é incentivado pelo avô, Airton, que participa, anualmente, dos encontros de Terno de Reis.

O Grupo Sagrada Família, de Bom Retiro do Sul, tem, além de um adolescente, também mulheres. Vinculado à Igreja católica, o grupo foi formado em 2012 para participar da Missa Folia de Reis, o que envolveu casais, que passaram a cantar nas residências. Manter a cultura é a motivação dos integrantes. “As músicas contam um pouco da história, da chegada, da visita, da anunciação, levando a fé e a religiosidade para as casas. Temos também a improvisação dos versos, na chegada e na despedida. Queremos dar continuidade a esse trabalho, essa cultura tão bonita, trazida pelo povo português”, conta a integrante, Janice Rosane Gauer, 55 anos. 

O Terno de Reis é uma tradição na cultura açoriana com referência à história bíblica da visita dos Três Reis Magos ao local onde estava o menino Jesus recém nascido.

O Poder Executivo foi representado pela vice-prefeita, Rosi Santos. O Terno de Reis encerrou a programação do 32º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, iniciado em 6 de dezembro. 

Data de publicação: 07/01/2025

Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Compartilhe!