O município de Santa Rosa adotou Taquari prestou grande auxílio na reconstrução

“Vocês chegaram aqui no momento em que estávamos fragilizados pela pressão, pela dúvida, pela incerteza. Santa Rosa simboliza todos os voluntários que tivemos, de várias partes do Brasil, a ação que tivemos pelo bem comum; vocês foram os irmãos fundamentais”. A frase é do prefeito André Brito durante a homenagem organizada pela Administração Municipal ao município de Santa Rosa.

O evento aconteceu na noite do domingo, dia 15, na Câmara de Vereadores. Inicialmente, estava previsto para ocorrer antes da encenação do presépio-vivo, no 32º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, mas, em decorrência da chuva, foi transferido para a terça-feira, dia 17.    

A homenagem ao município de Santa Rosa foi em agradecimento pela solidariedade e trabalho voluntário prestados durante a enchente de maio de 2024.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, que é natural de Taquari, e Nerison Paveglio, representando as empresas metalúrgicas de Santa Rosa. Cada um deles recebeu uma placa da Administração em homenagem à solidariedade prestada no difícil momento pelo qual o município passou. 

Um vídeo produzido pela equipe de comunicação da Prefeitura, mostrando alguns momentos da enchente, do trabalho realizado pelos santa-rosenses e o agradecimento dos estudantes das EMEI Paulo Freire e EMEF Timótheo Junqueira dos Santos foi mostrado na abertura da solenidade. “Muitas pessoas sofreram, mas o mais importante de tudo foi a solidariedade", completou o prefeito de Taquari.

O vice-prefeito de Santa Rosa estava acompanhado da esposa, Estela Bizarro. “O Ajuda Taquari não foi por eu ser de Taquari. Foi o reconhecimento a uma comunidade inteira que vive lá, que saiu daqui da Beira do Rio (localidade), nos anos 1940. Até então, a enchente histórica que eu me criei na Fazenda Lengler, a de 1941, imaginava que nunca mais iríamos ver. Essas pessoas ajudaram a construir Santa Rosa, ajudaram a se desenvolver. As famílias Bizarro, Brandão, Pereira, Duarte, vivem lá hoje. Uns me chamam de “Conterrâneo” e outros de “Parente”, pelo orgulho que eles têm de Taquari. E lá em Santa Rosa, eles me conhecem por “Taquari””, explicou o vice-prefeito.  

Após a enchente de maio de 2024, Santa Rosa adotou Taquari, mobilizando sua comunidade na arrecadação dos mais variados itens; os empresários e integrantes de igrejas, que atuaram voluntariamente na reconstrução das escolas EMEI Paulo Freire e EMEF Timótheo Junqueira dos Santos e entregando material para a construção de 20 casas de madeira aos atingidos na localidade de Campo do Estado. 

Como reconhecimento, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que declarou Taquari e Santa Rosa “Cidades irmãs”, conforme a Lei nº 4.874, de 14 de novembro de 2024.

Data de publicação: 17/12/2024

Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Compartilhe!