Foram 10 canções apresentadas, todas autorais e inéditas de artistas da cidade, o que lotou as cadeiras do Theatro São João.
Foram 10 canções apresentadas, todas autorais e inéditas de artistas da cidade, o que lotou as cadeiras do Theatro São João.
Luciano é integrante da banda Os Oitentistas e com mais de 150 shows ao vivo na carreira. A apresentação da canção foi junto de Fábio Noschang, no vocal e baixo, e Wagner Regner, na bateria, que foi destaque como o melhor instrumentista do evento. “Taquari mais uma vez deu um grande passo na valorização da cultura e da importância aos artistas locais. Foi uma produção muito favorável, organizada e prestigiada por todos. Desejamos que no ano que vem ocorra a segunda edição do Festival que abrirá espaço para mais participantes com suas obras autorais. Foi muito gratificante junto com Os Oitentistas nesta edição defender a música Perceba”, destaca Luciano.
Marcos Porto Rodrigues foi destaque pela performance de rock com "Do Que Você Mais Gosta" e conquistou o título de melhor intérprete vocal e o segundo lugar no festival. João Luiz Vieira emocionou com a música "O Culpado é o Destino", que abordou de maneira sensível a relação de um filho com o pai falecido e conquistou o terceiro lugar no festival e a melhor letra.
O festival é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura Municipal, a Associação Cultural do Theatro São João e o Governo Federal, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura. Em 6 de novembro foi publicado o edital de chamamento público, com as regras para participar do projeto. Foram 14 inscritos e 10 projetos habilitados. Cada um dos participantes recebeu R$ 5.000,00 oriundos do incentivo do governo federal, que visa fomentar a cultura.
Todo o evento está disponível no Facebook da Prefeitura de Taquari ou Theatro São João.
Nomes de peso na mesa de jurados
As apresentações foram avaliadas por nomes de destaque no cenário musical, que tiveram a missão de selecionar os destaques entre os variados estilos. A mesa de jurados foi composta por Maria Luiza Benitez, compositora, atriz, radialista, apresentadora de TV, historiadora e divulgadora do folclore latino-americano, com mais de 50 anos de atuação em festivais; Jefferson Ferreira Pacheco, instrumentista, cantor, arranjador, produtor musical, compositor e proprietário de estúdio e escola de música. Ele já se apresentou em diversos festivais nacionais e internacionais, incluindo festivais de músicas folclóricas para grupos de danças tradicionalistas. Além disso, atua como preparador vocal para os participantes dos programas The Voice e The Voice Kids da Rede Globo, e Canta Comigo Teen da Rede Record. Completando a mesa, Eduardo Antunes Nichele, bacharel em música popular pela Unisinos, acordeonista, contrabaixista, compositor, produtor de artistas e proprietário de estúdio de gravação e ensaios. Ele foi destaque no Festival de Música de Gramado com o prêmio de "Melhor Trilha Sonora".
O evento foi organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, produzido pelo músico, Diego Herêncio. “Tivemos um evento de muito sucesso. Foram 10 grandes apresentações dos agentes habilitadas nesta etapa e apresentadas ao público, mas outros artistas também inscreveram seus trabalhos. Agradeço a todas as pessoas que se envolveram neste festival e esperamos poder ampliar o evento no próximo ano”, afirma a coordenadora de Cultura Sabrina Pereira de Freitas.
PREMIADOS:
1º Lugar: Luciano Ferreira Machado - "Perceba".
2º Lugar: Marcos Porto Rodrigues - "Do Que Você Mais Gosta"
3º Lugar: João Luiz Vieira - "O Culpado é o Destino"
Melhor instrumentista: Wagner Gregory Regner, baterista da banda de Luciano Machado;
Melhor intérprete: Marcos Porto Rodrigues;
Melhor melodia: Luciano Ferreira Machado;
Melhor letra: João Luiz Vieira;
Números apresentados:
- Marcos Porto Rodrigues, com a canção "Do Que Você Mais Gosta"
- Jackson Porto Pereira, com a canção "Menino Doceiro"
- Régis de Freitas Cezimbra, com a canção "O Que Deixei Para Trás"
- Murilo Souza da Silva, com "Mais do Mesmo"
- João Luiz Vieira, com a canção "O Culpado é o Destino"
- Letícia Bender Noschang, com a canção "Não Quero Mais Ficar"
- Luciano Ferreira Machado, com a canção "Perceba"
- Patrícia Fernanda Fortes Fagundes, com a canção "Quando o Teu Amor me Toca"
- Sérgio Wünsch Nogueira, com a canção "Mateando com a Saudade"
- Rafael Cruz Machado, com a canção "Eu Comigo Mesmo"
Os registros do evento estão disponiveis na galeria de fotos do site na prefeitura
Data de publicação: 22/11/2024