Locais fixos vão receber eletroeletrônicos e vidros destinados pela população
O descarte correto de materiais é uma maneira de colaborar com o meio ambiente, reduzindo o impacto, uma vez que terão a destinação final mais indicada.
Para atender essa demanda, dois locais foram definidos como EcoPontos fixos e vão receber vidros e eletroeletrônicos.
A reciclagem do vidro diminui a necessidade de extração de matérias-primas, como areia e calcário, e, uma vez reciclado, consome menos energia do que a produção a partir de matéria-prima virgem. Os vidros podem ser levados ao Engenho da Certaja, no Km 10, da Rodovia Aleixo Rocha da Silva. Não podem ser descartadas tampas e rolhas; conteúdos líquidos, frascos de laboratórios, espelhos e lâmpadas.
O mesmo ocorre com os eletroeletrônicos, pois contêm metais preciosos e outros materiais que podem ser recuperados e reutilizados. A destinação adequada evita que substâncias tóxicas, como mercúrio e chumbo, contaminem o solo e a água.
Materiais eletroeletrônicos podem ser deixados na sede da Secretaria Municipal de Obras, na Rua Pontes Filho, nº 06, bairro Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min, e das 8h às 12h aos sábados.
A definição dos pontos é uma ação conjunta do Departamento de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), em parceria com a Certaja Desenvolvimento e a Secretaria Municipal de Obras. “A destinação correta desses materiais não apenas protege o meio ambiente, mas também promove um uso mais sustentável dos recursos e benefícios sociais”, destaca a coordenadora do departamento de Meio Ambiente, Marília Souza.
Em breve também serão divulgados EcoPontos para recebimento de óleo de cozinha usado, lâmpadas e pilhas.
Data de publicação: 07/11/2024
Créditos: Divulgação Prefeitura de Taquari