Haverá palestra com Elzinga e Maguil Marsílio sobre a retomada do turismo e lançamento do livro do professor André Vanderlei

A Praça da Bandeira será espaço, a partir da próxima quarta-feira, para a leitura, literatura e arte. Entre os dias 16 e 18 de outubro, ocorre a 8ª Feira do Livro de Taquari, tomando conta da rua coberta e da quadra esportiva da área de lazer do município. O tema deste ano é “Cultura que acolhe e valoriza”.

A programação inicia pela manhã com a comercialização dos livros, contação de história pelos Vivandeiros da Alegria e apresentação de peças teatrais . A abertura oficial será à noite, às 19h30min, com a homenagem ao patrono, o poeta Juliano Schwarz. Após, haverá a palestra “A retomada do Turismo Gaúcho”. O tema será abordado pelo professor, consultor e pesquisador no setor de turismo, Maguil Marsílio, e pelo produtor de conteúdo digital, influenciador e empreendedor, Elzinga, que ficou conhecido pelos vídeos veiculados em rede social sobre as peculiaridades dos municípios. “Espero poder compartilhar tudo que aprendi e descobri nestes oito anos viajando pelo Rio Grande do Sul e poder dividir minha visão sobre como o turismo funciona, principalmente, em lugares pouco explorados pelas pessoas. Há muito mais para o gaúcho conhecer além dos destinos convencionais e este é apenas o primeiro passo para fomentar o turismo e colocá-lo no mapa turístico nacional”, salienta Elzinga.

Na sexta-feira, as atrações ficam por conta das escolas da rede municipal de ensino.

A Feira do Livro de Taquari terá o lançamento do livro   “Açorianos em Taquari/RS”, do professor e historiador André Vanderlei da Silva, na sexta-feira, 18, pela manhã e tarde.

A 8ª Feira do Livro de Taquari é realizada pelas secretarias municipais de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e de Educação, com o apoio do Sesc de Venâncio Aires e Fecomércio.

Sobre o patrono

A 8ª edição da feira terá como patrono o escritor Juliano Schwarz, autor do livro de poesia “Espelho d’Água” e participante da Coletânea Imortais VI, lançada na Feira do Livro de Porto Alegre em 2023.

O convite foi realizado no final da manhã de quinta-feira, 10 de outubro, pela coordenadora de Cultura, Sabrina Pereira de Freitas, e coordenadoras da secretaria da Educação, Lisiane Altmann e Sinara Lautert. Para Juliano, a homenagem foi uma surpresa. “Sou natural de Teutônia mas Taquari me acolheu. Sempre divulgo o meu trabalho literário e as fotos da cidade com uma grande honra e orgulho e assim, como esse convite para ser patrono. Vou fazer o máximo de mim neste grande evento da literatura”, destaca o poeta.

Juliano é integrante da Academia de Letras do Brasil (ALB-RS) e da  Casa do Poeta Latino-Americano (CAPOLAT). Natural de Teutônia, mas reside em Taquari há cinco anos, casado com a professora Maria Sirlene da Rosa Schwarz.

Suas poesias também são publicadas em Zero Hora, jornal de circulação estadual. Ele também é um divulgador das belezas do município, com fotos, frequentemente, registradas no impresso estadual.

Elzinga

Produtor de conteúdo digital, influenciador e empreendedor. Desde 2016 produz conteúdos na internet focados em cidades, regiões e questões culturais. Iniciou com vídeos que apresentavam as cidades de acordo com o ponto de vista dos moradores, e, atualmente, através dos mais de 2 milhões de seguidores que possui em suas redes sociais, busca dar visibilidade aos municípios menos conhecidos do Rio Grande do Sul, principalmente pelos olhos do turismo.

Maguil Marsílio

Professor, consultor e pesquisador com vasta experiência no setor de turismo, além de Doutor e Mestre em Turismo e Hospitalidade pela UCS com mais de 20 anos de atuação em agências de viagens.

Possui uma trajetória marcada pela especialização em Gestão Hoteleira, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Gestão de Serviços, Agências de Viagens, Operadoras Turísticas, Destinações Turísticas e Gestão por Indicadores de Desempenho.

8ª FEIRA DO LIVRO DE TAQUARI

16, 17 E 18 DE OUTUBRO DE 2024

Local: Quadra Esportiva e Rua Coberta da Praça da Bandeira

TEMA: Cultura que acolhe e valoriza

16/10/2024 – quarta-feira

9h Contação de Histórias com Vivandeiros da Alegria

10h Teatro DireCão - Atena Produtora Teatral (público: pré-escola ao 5º ano)

14h Contação de Histórias com Vivandeiros da Alegria

15h Teatro DireCão - Atena Produtora Teatral -  (público: pré-escola ao 5º ano)

19h30 Abertura Oficial da 8ª FEIRA DO LIVRO DE TAQUARI

Homenagem ao Patrono

Palestra com Elzinga e Maguil Marsílio sobre “A RETOMADA DO TURISMO GAÚCHO”

22h Encerramento da comercialização

17/10/2024 – quinta-feira

9h Contação de Histórias com Vivandeiros da Alegria

10h Teatro “Oh de Casa” - CIA Garagem de Teatro -  (público: a partir do 6º ano)

14h Contação de Histórias com Vivandeiros da Alegria

15h Teatro “Oh de Casa” - CIA Garagem de Teatro -  (público: a partir do 6º ano)

22h Encerramento da comercialização

18/10/2024 – sexta-feira

8h Abertura para comercialização

9h Conversa com Patrono, autores convidados e Lançamento de Livro – “Açorianos em Taquari/RS”, professor e historiador André Vanderlei da Silva.

10h Atrações artísticas Escolas Municipais

Tarde

14h Conversa com Patrono, autores convidados e Lançamento de Livros - “Açorianos em Taquari/RS”, professor e historiador André Vanderlei da Silva.

15h Atrações artísticas Escolas Municipais

20h Encerramento oficial 8ª Feira do Livro de Taquari