Educandário foi atingido pela enchente de maio e precisou de obras de recuperação. Novas salas de aula foram inauguradas

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Timótheo Junqueira dos Santos, na localidade de Rincão São José, retornaram às atividades na escola, na manhã de segunda-feira, 24 de junho. Há quase dois meses os 107 estudantes estavam afastados desse educandário, devido à enchente de maio. Pela primeira vez em 62 anos de atividade, a água do arroio, que deságua no Rio Taquari, atingiu centenas de moradores da localidade, inclusive a escola e o Santuário de Assunção, que fica ao lado. Com a ação inédita da água, não foi possível retirar os itens da escola, como classes e materiais didáticos, resultando em grande prejuízo.  

A estudante Yasmin da Rosa Pereira, do 6º ano, lembra como se sentiu quando viu a escola após a ação violenta da água. “Muita dor no coração porque nunca tivemos uma enchente assim na nossa escola e perdemos muitos materiais, eu pensava que a gente não ia mais conseguir recuperar a escola. Vi fotos da escola bem suja de barro, muitas coisas faltando, algumas mesas tinham ido com a água”. 

Passados quase dois meses, a ação mudou. “Agora nossa escola está nova, renovada. Fiquei feliz porque minha colega ia conseguir recuperar as matérias. Voltamos felizes porque aqui é uma escola boa de estudar”, destaca a estudante. 

No período em que a escola esteve fechada, os alunos não ficaram afastados da aprendizagem. Desde o dia 27 de maio, eles frequentavam, no turno da tarde, as aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Leite Costa, na localidade de Estação Experimental, que foi emprestada ao município para atendimento neste momento de emergência. 

O investimento na reforma foi de cerca de R$ 278 mil, incluindo pintura, material elétrico, mobiliário, equipamentos e eletrodomésticos. O trabalho também teve a ajuda de muitos voluntários. Equipes de Santa Rosa, prefeitura que adotou Taquari após a enchente, trabalharam na recuperação da rede elétrica, durante uma semana; Instituto Mix atuou na limpeza dos aparelhos de ar condicionado, e Valter e equipe da Dexco, além de doações arrecadas por pessoas como Tetê Kerbes, de Arroio do Meio, e Guilherme Vilanova, taquariense que reside em Pato Branco (PR). A Cooperativa Sicredi e o Bradesco estão atuando na parte do ajardinamento, com a doação de flores e a Rodoquímica, os produtos para a higienização dos uniformes, entre outros.

“Hoje estamos nesta escola linda, toda renovada”

A diretora Josiane Pereira destaca o trabalho em conjunto com a comunidade. “Enfrentamos uma calamidade jamais imaginada. Além da nossa escola, professores, funcionários e alunos tiveram suas casas atingidas e os que não tiveram, conhecem alguém que teve. Todos nós sentimos essa dor e desalento de alguma forma. E é em momentos como este que vemos o quanto precisamos uns dos outros e que unidos somos mais fortes. Hoje estamos nesta escola linda, toda renovada, mas para chegarmos até aqui contamos com a ajuda de várias pessoas. 

A coordenadora de Educação, Maristel da Silveira Charão, ressaltou a agilidade em que o trabalho de reforma foi realizado. “Nosso sentimento hoje é de gratidão por, em tão pouco tempo, estarmos reinaugurando a escola. Uma escola é a vida de uma comunidade. Esse momento é fruto de um trabalho conjunto de todas as secretarias, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), amigos, como os de Santa Rosa, que nos inspiraram pelo exemplo de amor e generosidade, os quais nunca esqueceremos”, afirmou.

Para o prefeito André Brito, o recomeço em uma escola tem um grande significado na comunidade. “Nós vivemos uma grande tragédia e ainda estamos assustados, com medo do que vem ali na frente. Vejo um primeiro passo acontecendo. Temos casas para reconstruir, tem pessoas que perderam tudo, mas nós temos que, pouco a pouco, ir reconstruindo. Essa escola, assim como foi a EMEI Paulo Freire, são os primeiros passos da nossa reconstrução, espaços onde as crianças podem se preparar para o futuro”, destacou o prefeito André Brito. 

Para marcar esse recomeço, os alunos estavam vestidos a caráter: alguns com roupa tradicional gaúcha, pilcha e vestido de prenda; outros com camisetas da dupla Gre-Nal ou de uniforme da rede municipal e cantaram duas canções: o Hino Rio-grandense e Alegria, interpretada por Ivete Sangalo. O pároco da Paróquia São José de Taquari e Tabaí, frei Rinaldo Eberle, fez uma benção.     


Salas novas e o tempo integral

Além de retornar para a escola, os alunos ainda encontraram o espaço ampliado. São 187,10m² onde estão três salas de aula, secretaria, sala da direção e três banheiros adaptados. O investimento de R$ 520.842,00 foi realizado com recursos próprios do município.   

Na próxima semana já terá início na escola o tempo integral para os alunos. Ou seja, no contraturno da aula, eles terão atividades e receberão as refeições na escola.  



Data de publicação: 24/06/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!