O grupo trabalha na busca por vítimas fatais da enchente
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está atuando no Vale do Taquari desde o dia 1º de maio, após a enxurrada e elevação dos rios. O grupo trabalha na busca por vítimas fatais causadas pela enchente e montará a base em Taquari, a partir de segunda-feira, 17 de junho.
A força-tarefa disponibilizada pelo estado paulista é dividida em equipes, que se revezam a cada 10 dias. São 23 homens que atuam em sete viaturas, quatro embarcações, drones, binômio (guia e o cão farejador) e o helicóptero Águia, da Polícia Militar de São Paulo, que está acompanhando a equipe nos últimos dias.
Em Taquari, conforme o sub-comandante da Força-Tarefa 5, Capitão Clóvis Augusto Michelin, há uma área de 1,89 km² e aproximadamente 3,00m de altura de empilhamento de material na localidade de Fazenda Lengler, com troncos de árvores, restos de mobílias, de casas e animais mortos. “O rio vem descendo e onde encontra uma mata mais fechada e alta serve de filtro. Temos neste ponto uma mata de eucalipto onde parou muita coisa, onde tem surgido muitos pontos de interesse, como chamamos, que os cães vão lá e sinalizam. A tendência é que haja alguns cadáveres lá para recuperar”, explica. Para a realização do trabalho nesta área será necessária a utilização de escavadeiras para a retirada dos entulhos, cujas horas de trabalho serão custeadas pelo município.
No Vale do Taquari, há 22 pessoas desaparecidas. “Esse trabalho é a esperança de 22 famílias que ainda não encontraram seus entes queridos”, afirma o prefeito de Taquari, André Brito.
O grupo ficará hospedado na pousada Comunidade Pella Bethânia, que tem disponibilizado o espaço para dormitório de voluntários decorrentes da enchente. “Serão três horas a mais de trabalho, o que era utilizado para o deslocamento até Lajeado”, salienta o comandante da Força-tarefa 5, major Orival Santana Junior.
Quem desejar colaborar, poderá oferecer as marmitas da alimentação aos trabalhadores.
Hope, a esperança
O grupo de busca é composto por um cão farejador e na Força-Tarefa 5 está a Hope. O nome da cachorra significa, em português, a esperança. Ela tem sete anos de atuação junto ao grupo, inclusive em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019.
Data de publicação: 14/06/2024
Créditos: Prefeitura de Taquari
Créditos das Fotos: Divulgação/Bombeiros São Paulo