Educandário atingido pela enchente reiniciará as atividades nesta terça-feira, após 27 dias fechado

A manutenção e recuperação da rede elétrica da Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Praia, foi concluída na quinta-feira, 23 de maio. O educandário foi atingido pela enchente de maio de 2024 e teve a rede elétrica prejudicada e danos em móveis e demais utensílios. Como gesto simbólico da conclusão do processo na escola, eles entregaram a chave para a coordenadora da Educação, Maristel da Silveira Charão e ao Prefeito de Taquari, André Brito.

Uma equipe de voluntários do município de Santa Rosa, no noroeste do estado, atuou na ação. O município adotou Taquari para prestar ajuda humanitária e material na recuperação da cidade, que teve cerca de três mil pessoas afetadas. Foram dois dias de trabalho intenso, realizado por 12 homens..

“Fizemos praticamente 70% de toda a instalação elétrica e o que ficou nós revisamos. Foram trocadas tomadas, interruptores, iluminação e separados os disjuntores. A partir de agora, quem assumir a manutenção terá os ramais todos identificados no painel central, o que vai melhorar o processo”, relata Henrique, da True Engenharia, empresa de Santa Rosa.

“Tenho uma sensação boa, parece que

vejo o rostinho da minha menina por aqui”

Santa Rosa reuniu duas equipes para trabalhar na recuperação da EMEI Paulo Freire e EMEF Timótheo Junqueira dos Santos, na localidade de Rincão São José, também atingida pela cheia, sendo uma para cada educandário.

Na entrega das chaves na quinta-feira, os voluntários falaram sobre a ação de solidariedade. “É emocionante falar, sabendo que os nossos filhos também utilizam escolas. Tenho uma sensação boa, parece que vejo o rostinho da minha menina por aqui. Esse serviço que viemos prestar aqui, disponibilizar a mão de obra em solidariedade ao outro e, pensando que a gente pode ajudar, foi muito gratificante”, salienta Fernando, da Migor Eletrotécnica.

O prefeito André Brito destacou a importância do trabalho da equipe. “Só temos a agradecer, de coração, em nome da nossa cidade”.

A EMEI Paulo Freire atende cerca de 90 crianças do maternal ao pré-B, que estão sem aula desde o dia 2 de maio, quando iniciaram os problemas decorrentes da cheia do Rio Taquari.

O educandário, com sete anos de atividade, foi tomado pela água, mas contou com a colaboração de muitos voluntários para a sua recuperação. O trabalho de limpeza foi coordenado pelos membros do Ministério Internacional Rio de Glória (Mirg) e a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado foi feita pelo Instituto Mix.

Escola é reequipada com

doações de Santa Rosa

Taquari recebeu no sábado, 25 de maio, duas carretas de doações, arrecadadas através de uma ação conjunta chamada Missão Taquari, que reuniu o poder público de Santa Rosa, entidades Comunidade Evangélica Atos2, Legendários, Casa da amizade do Rotary Clube, projeto Volte ao lar, Coordenado pela arquiteta Camila Preissler, e comunidade em geral, com logística fornecida pela AGCO DO BRASIL.

A ação de solidariedade das entidades santa-rosenses arrecadou itens para equipar a EMEI Paulo Freire, desde talheres até o berço, e para serem destinados às demais pessoas da comunidade.

Os materiais destinados à EMEI Paulo Freire foram entregues na manhã de sábado na escola com a colaboração dos grupo Legendários, de Santa Rosa, que está acompanhando as ações em Taquari. “Vocês não imaginam o trabalho que foi feito. Tem roupas que elas costuraram, cortaram, trabalharam muito por vocês”, disse o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich.

Entre os donativos, também foram enviadas cartinhas dos alunos da Escola Municipal Bráulio Oliveira. A comunidade escolar também se mobilizou para ajudar na reconstrução de Taquari.  “Acima do bem material, isso mostra o coração. É importante essa mensagem de força e de fé para continuar a vida, não vamos se entregar”, salientou o vice-prefeito.

A entrega foi realizada pelos integrantes do grupo Legendários e Igreja Evangélica Atos 2. “É um privilégio servir vocês. Nós acreditamos em um Deus que é maior do que qualquer dificuldade que possamos enfrentar e isso nos faz pessoas dignas para continuar. Na nossa vida existem situações que muitas vezes não conseguimos nem explicar porque elas estão acontecendo. Às vezes as respostas tardam a chegar, mas as soluções são encontradas de forma conjunta. Deus envia socorro!”, destacou o pastor Clederson Fábio.

Data de publicação: 27/05/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari