O evento é realizado há mais de 15 anos, marcando o Dia Mundial da Água

Uma grande mobilização marcou o sábado, 23 de março, em Taquari. Mais de 100 pessoas reuniram-se na área de camping municipal para a ação de limpeza do rio Taquari que resultou na retirada de cerca de duas toneladas de resíduos, desde fogão, geladeira, pneus, colchão, entre outros, estavam na margem do rio e nas ilhas. 

A iniciativa reuniu, entre outros, integrantes dos grupos Escoteiros, Náutica, Patrulha Ecológica, Colônia de Pescadores; das empresas da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bombeiros.

Os voluntários iniciaram o trabalho às 9h, na rampa de acesso dos barqueiros. Um grupo seguiu pela água e outro coletou o lixo na terra, como dos escoteiros mirim. 

O voluntário da Patrulha Ecológica, João Rolim de Souza, idealizador da ação, lembra que a mobilização iniciou com um grupo muito pequeno. “Só temos a agradecer essa excelente ação de conscientização sobre o cuidado com o nosso rio. Comecei com cinco pessoas e, neste ano, foram mais de 100 participantes, com a colaboração de muitas empresas e voluntários, inclusive crianças, o que é muito relevante, muito bem organizada, marcando o dia da água”.  

O material retirado da margem do rio foi recolhido por empresas de reciclagem. 

O evento é realizado há mais de 15 anos e marca o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Nas últimas edições, cerca de uma tonelada de resíduos foram recolhidos, em cada ano, da margem do Rio Taquari.  

Data de publicação: 26/03/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!