Obra é considerada um marco na historiografia, organizada pela Professora Doutora Vera Lucia Maciel Barroso

O município de Taquari foi representado no lançamento da obra "Raízes Açorianas no Rio Grande do Sul" pelo autor do capítulo "A Taquari dos Açorianos", professor e pesquisador André Vanderlei da Silva. O evento de lançamento do ebook ocorreu no sábado, 23 de março, no Centro Cultural Santa Casa, em Porto Alegre.

A coletânea é considerada um marco na historiografia sobre a colonização açoriana no Estado e foi organizada pela Professora Doutora Véra Lucia Maciel Barroso, coordenadora do Arquivo da Santa Casa de Porto Alegre e diretora do Departamento de História da Casa dos Açores. A obra reúne mais de 100 trabalhos de pesquisa em mais de 1000 páginas de divulgação, estruturadas em sete partes temáticas: “Açores: passado e presente”, “Açorianos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre”, “Açorianos no povoamento dos municípios do Rio Grande do Sul”, “Açorianos e descendentes de açorianos no Rio Grande do Sul”, “Raízes culturais açorianas no Rio Grande do Sul”, “Instituições, projetos e difusão da Açorianidade” e “A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul”.

O professor André Vanderlei da Silva há mais de 10 anos atua na pesquisa sobre a contribuição açoriana em Taquari, tema que pautou o trabalho de mestrado e está na pesquisa do doutorado. Para ele, a participação neste trabalho é algo muito gratificante.  “Vera Barroso é reconhecida como principal a autora na historiografia sobre açorianos e esse convite para falar sobre Taquari foi muito importante. O município é o único assentamento  projetado exclusivamente para açorianos, tendo esse valor a nível estadual. Pela crítica, essa obra já é considerada um divisor de águas na historiografia sobre colonização açoriana no estado”, salienta.

O ebook pode ser acessado, gratuitamente, pelo  link https://www.chcsantacasa.org.br/wp-content/uploads/2024/03/e-book-raizes-acorianas-no-rs.pdf

Data de publicação: 25/03/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari