Novos profissionais assumiram suas vagas e mais 3 escolas devem implementar o tempo integral em 2024.

Após 3 dias de formação pedagógica, as atividades nas escolas e creches municipais foram retomadas nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Neste ano, a rede conta com um quadro completo de colaboradores após o chamamento dos aprovados no concurso e nos processos seletivos, além de continuar focada na expansão do ensino em tempo integral em Taquari, que será adotado por 3 novas instituições.

Paralelamente à programação da formação pedagógica, os últimos dias foram dedicados a acolher e ouvir pais e professores sobre a execução do tempo Integral na EMEF Emilio Schenk, EMEF Timotheo Junqueira dos Santos e EMEF Osvaldo Pereira Brandão, previstos já para o primeiro trimestre do ano. A equipe da prefeitura vem se reunindo com as famílias, professores e alunos das instituições a fim de esclarecer essas e outras metas para 2024 e o que vem sendo feito para alcançá-las.

No ano anterior, as instituições La Salle, no bairro Passo da Aldeia, Álvaro Haubert e Pedro Pereira Machado, de localidades do interior, foram as pioneiras ao adotar o modelo em Taquari, atendendo a 325 alunos. Decidiu-se por começar com um número reduzido de estudantes para viabilizar a adaptação dos professores e recursos necessários.

“As crianças que passam o dia nas instituições, além de terem acesso a um leque maior de conhecimento e possibilidades, passam a maior parte do tempo em atividades específicas para o seu desenvolvimento que conversam com suas idades, necessidades e possibilidades. O ano passado confirmou o que já prevíamos: o ensino em tempo integral promoveu maior qualidade de educação e de vida para essas crianças, o que serviu como estímulo para expandirmos ainda mais o tempo integral em Taquari”, relatou Maristel Charão, coordenadora de educação do município.

Para alcançar esse objetivo, foram convocados 44 profissionais de apoio escolar que participaram do último processo seletivo, dos quais 30 assumiram suas posições, juntamente com 73 professores aprovados no concurso de 2022 e outros 17 funcionários. Dessa forma, foi investido 88,4% do FUNDEB na valorização dos profissionais de educação. Também serão aplicados fundos na ampliação da EMEF Timotheo Junqueira dos Santos e na conclusão das obras da escola Adroaldo Mesquita da Costa, além de outras instalações educacionais. Estão em andamento as manutenções necessárias tanto nos espaços internos e externos das escolas do município, quanto na rede elétrica destas, para as quais os projetos já estão prontos.

Material escolar e uniformes serão entregues ao longo desta semana. Os modelos serão os mesmos do ano passado, que incluem tênis e jaquetas para os alunos. Foi investido também em material pedagógico e tecnológico a fim de qualificar cada vez mais o ensino de Taquari.

Formação continuada dos profissionais e matriz curricular adaptada:

A educação em tempo integral já foi iniciada e a equipe continua trabalhando para aperfeiçoá-la. Maristel Charão destacou que ao longo do ano será feita a formação das equipes das instituições e reformulada a matriz curricular do ensino integral para que seja ainda mais abrangente.

Mensalmente, representantes da UNIVATES virão a Taquari ministrar uma formação continuada com os colaboradores da rede municipal. A iniciativa visa avançar para a melhoria da educação na cidade, na adaptação dos novos professores e funcionários, pois acreditamos que a educação deve ser continuada e por áreas afins.

Este ano, a educação do município deve promover junto aos alunos atividades voltadas para informática, empreendedorismo, educação financeira, cooperativismo, atividades físicas diferenciadas, artes, língua estrangeira e sustentabilidade, priorizando o desenvolvimento dos estudantes, tornando os métodos de ensino mais eficazes e expandindo as possibilidades de futuro desses jovens.

Data de publicação: 21/02/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari