Situação preocupa serviço de endemias que aguarda resultados da análise das amostras que avaliará se trata-se do mosquito Aedes aegypti

 Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias realizaram, na semana passada, o primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRA) do ano. 

O trabalho consiste em buscar informações, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. 

Foram visitados 1.099 locais no município, conforme sorteio realizado pela coordenação do programa de prevenção e coletadas 108 amostras de larva de mosquito. O material passará por análise no laboratório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que vai apurar se trata-se ou não do Aedes aegypti. 

No mesmo período do ano passado, foram 30 amostras coletadas em 1.636 casas visitadas. O aumento no número de focos de mosquito em relação a 2023 foi de 260%. 

A agente de endemias, Cláudia Helena da Silva, ressalta que a visita não ocorre em todas as casas porque é realizado um sorteio dos locais a serem vistoriados, mas é necessário que todas as pessoas revisem os pátios de suas residências e denunciem situações de criadouros do mosquito transmissor das doenças. Ela explica ainda que a combinação de calor com a frequente chuva favorecem a proliferação do inseto, associados à falta de temperaturas baixas no inverno, próximas de 0 °C, o que não foi suficiente para eliminar os mosquitos. “Revisem os terrenos com regularidade para reduzirmos o foco do mosquito, verificando calhas, pneus, qualquer recipiente que acumule água”, salienta a agente de endemias. No ano passado, Taquari teve oito casos de dengue, sendo sete importados (contraídos em outro município) e um autóctone (contraído em Taquari). 

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Denúncias devem ser feitas na ouvidoria da Prefeitura, pelo site https://www.taquari.rs.gov.br/ouvidoria ou whatsApp 51 9583-4576



Data de publicação: 29/01/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!