Uma cerimônia no gabinete do Prefeito André Brito, na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto, marcou o lançamento da Copa Taquari Sicredi de Futsal.
O evento teve a presença de grandes nomes no futebol: o treinador Paulo Porto, eleito melhor treinador do campeonato Gaúcho em 2007, 2008 e 2012, atualmente é o técnico do EC Pinheiros sub-17, que está na semifinal do gauchão; o ex-jogador Bibiano Pontes, que atuou como zagueiro do Internacional de Porto Alegre nas décadas de 1960 e 1970; o ex-treinador do EC Taquariense, Cilon Carvalho, e o ex-dirigente do mesmo clube, Adão Reis; gerente administrativo-financeiro do Sicredi, Fernanda Cruz Amorim, e gerente de negócios PJ, Renan Bizarro, da arbitragem e vereadores.
A competição terá início na primeira semana de setembro com partidas realizadas no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, nas segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras. Quartas e sextas-feiras ficarão como dias reservas.
Serão seis categorias: sub 12, sub 15, máster, veterano, força livre A e B e feminino.
A Copa terá o patrocínio do Sicredi, que disponibilizou R$ 20 mil para a realização do evento esportivo, possibilitando uma grande premiação. O campeão da força livre série A receberá R$ 10 mil; da série B serão R$ 5 mil; veterano, R$ 3 mil; máster, R$ 3 mil e feminino, R$ 2 mil.
A inscrição terá o custo para a força livre de R$ 800; veterano e máster, de R$500,00, cada categoria, e feminino, de R$ 300,00. Nas categorias sub-15 e sub-12 não haverá custo de inscrição. No dia 15 de agosto ocorrerá a primeira reunião com as equipes, às 19h30min, em local a ser definido.
O objetivo é fazer uma grande competição, aberta para times de outros municípios, afirma o coordenador do Esporte, André da Silva. A arbitragem será por conta de uma empresa de Teutônia, que auxiliará no trabalho com as súmulas e as tabelas junto do servidor do CMD, Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho. “Vamos fazer uma grande competição e a expectativa de um grande público nos jogos”, destaca o coordenador.
Para o prefeito André Brito a intenção é fazer do esporte uma forma de congregar, além de oportunizar o lazer. “O esporte é fundamental para o desenvolvimento e também é uma forma de estimular mais jogadores da nossa cidade”. Brito destaca ainda que cada categoria receberá um nome. “Vamos valorizar as pessoas que fizeram grandes realizações tanto no esporte como em outras áreas de nossa cidade, é uma forma de reconhecer os nossos antepassados”.
A representante do Sicredi, Fernanda Amorim, falou sobre a oportunidade de participar da competição. “É um momento de reunir famílias, não é apenas o jogador que se envolve, isso aproxima as pessoas”, afirma.
Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, que recebeu nos últimos anos, investimento superior a R$ 400 mil, inclusive com piso modular. Foram feitas melhorias melhorias nos banheiros, vestiários, piso de concreto e manta de cobertura. A Copa Taquari de Futsal marca a retomada da competição após a pandemia de covid-19.

Data de publicação: 09/08/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari