Dentistas da rede básica trabalham a prevenção com alunos desde a educação infantil

Cuidar dos dentinhos desde cedo também é tarefa que se aprende na escola. Nesta terça-feira, 11 de abril, teve início o projeto “Sorrindo na Escola”, que envolve os oito dentistas da rede básica de saúde e os estudantes desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.

Os dentistas vão até as escolas, dentro de um cronograma já estabelecido, para atividades de orientação sobre escovação e demais cuidados com a higiene bucal. Também são distribuídos aos alunos, pela secretaria municipal da Saúde, kits com escova, fio dental e pasta de dente. Além das orientações, os profissionais fazem uma avaliação dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminham para a unidade de saúde do bairro ou que seja referência da escola.

O programa é realizado durante o ano letivo sendo oferecidas condições para a manutenção da saúde bucal com escovação e uso do fio dental, minimizando o número de ocorrências futuras, como cárie, doença periodontal, perda precoce de dentes e outros danos. “As crianças aprendem com rapidez e têm vontade em adquirir novas informações, além de estarem na idade de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde bucal. Começar a ensinar ainda durante a pré-escola e continuar ao longo da vida escolar torna mais fácil a assimilação desse hábito à rotina da criança, hábito esse que irá perdurar por toda a vida”, afirma a coordenadora do projeto “Sorrindo na Escola”, a dentista Kaira Köche Portz.

Os próximos encontros serão no dia 14, na escola Osvaldo Ferreira Brandão e, no dia 18, na La Salle.

Data de publicação: 12/04/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari