Casal aposta no cultivo diverso e na comercialização direta com o consumidor

A agricultura familiar é um dos grandes propulsores da vida no campo. Através de pequenas propriedades e com produção diversificada, muitos agricultores se matem na produção rural com safras produzidas e colhidas em ambiente familiar. Um desses exemplos é o casal Vagner dos Santos e Roseli da Silva, da localidade de Amoras, em Taquari, responsáveis pela Mano Verduras.

O casal mantém uma pequena propriedade, na qual produzem aipim, feijão, alface, brócolis e diversas hortaliças. E com a adesão na comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar na Merenda Escolar, eles também entregam sua produção para todas as escolas municipais e mais três escolas estaduais.

Através do sucesso da venda de hortaliças, o casal também utiliza as redes sociais para apresentação da sua produção. Toda semana, eles encaminham um card com os produtos disponíveis para os clientes. Essa foi uma forma encontrada, também, durante a pandemia para manter a comercialização.  Atualmente, eles têm cerca de 50 clientes fixos no qual realizam a entrega semanalmente.

Antes de trabalharem com hortaliças, o casal morava no Rincão São José, e viram para a localidade de Amoras há cerca de seis anos, com a gravidez de Roseli. A produção não tem o uso de agrotóxicos. “A gente tem se adaptado para produzir sem nem um tipo de agrotóxico, para oferecer algo saudável e fresquinho para comunidade”, afirmou Vagner.

Para melhorar o cultivo, os agricultores contam com a orientação do escritório da Emater de Taquari. As hortaliças produzidas pelo casal podem ser encontradas todos os sábados, na Feira do Agricultor, na Rua Vereador Praia, ao lado da Lojas Lebes. A Feira funciona das 8h às 12h.

Data de publicação: 03/11/2022

Créditos das Fotos: André Liziardi