Setor com melhor desempenho foi o de serviços, seguido pelo de indústria de transformação

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho divulgou na segunda-feira, 25 de março, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a fevereiro deste ano. Taquari, que encerrou 2018 com o segundo melhor desempenho no Vale, tendo registrado 184 contratações a mais que demissões, manteve o ritmo de crescimento.

Segundo os números do Caged, o mercado de trabalho formal no município registrou um saldo positivo de 77 vagas no último mês, resultado de 218 admissões e 141 desligamentos. O setor que mais empregou foi o de serviços, com 28 contratações a mais que demissões. Na sequência, aparecem comércio (11), construção civil (11), agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (10), serviços industriais de utilidade pública (8), indústria de transformação (6) e extrativa mineral (3).

Em janeiro, Taquari havia registrado um saldo positivo de 11 postos de trabalho, decorrente de 158 admissões e 147 desligamentos, com destaque para o setor de indústria de transformação, que realizou 14 contratações a mais que demissões. Construção civil (4) e comércio (1) também apresentaram saldo positivo, enquanto serviços (-5), extrativa mineral (-2) e agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (-1) registraram mais desligamentos do que admissões.

Somados, os dois meses do ano apresentam um saldo positivo de 88 empregos, resultante de 376 contratações e 288 demissões no município. Nesse primeiro bimestre de 2019, o setor com melhor desempenho foi o de serviços, com 23 admissões a mais que desligamentos, seguido por indústria de transformação (20), construção civil (15), comércio (12), agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (9), serviços industriais de utilidade pública (8) e extrativa mineral (1).

De acordo com o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), o ritmo de crescimento mantido por Taquari mostra que o trabalho para superar as dificuldades da crise tem surtido efeito. "Aumenta, a cada dia que passa, a nossa certeza de que estão valendo a pena todos os esforços com vistas à geração de empregos no município", ressalta Maneco. "Enquanto no país cresce o índice de desempregados, a nossa cidade avança e se desenvolve cada vez mais, com oportunidades para todos", conclui.

Data de publicação: 29/03/2019

Créditos: Pedro Harry Dias Flores