Foram abordados temas como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), preenchimento correto das Guias de Informação e Apuração (GIAs), fatores determinantes e influência do Valor Adicionado nas contas dos municípios, entre outros assuntos.

A Prefeitura de Taquari em conjunto com a empresa Essencial Assessoria, promoveu nesta quinta-feira, dia 28, um seminário para profissionais da área contábil do município. O simpósio garantiu certificado de presença aos inscritos, compostos principalmente por contabilistas e auxiliares de contabilidade de diversos escritórios da cidade. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Taquari.

O Secretário da Fazenda, Adair Souza, deu início aos trabalhos apresentando os profissionais Fábio Haeser e Sidnei Lima, da Essencial Assessoria, que conduziram as apresentações. Eles abordaram temas como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), preenchimento correto das Guias de Informação e Apuração (GIAs), fatores determinantes e influência do Valor Adicionado nas contas dos municípios, entre outros assuntos.

Conforme Fábio Haeser, diretor da empresa sediada em Campo Bom, a proposta do seminário é embasar os escritórios de contabilidade para cumprir as exigências legais. “Buscamos preparar os escritórios e os setores públicos envolvidos para estarem atentos a todas as minúcias da legislação fiscal”, destacou.

Para auxiliar contábil, Vanessa Alves Martins, que trabalha no escritório  Herrman e Fazenda Contabilidade, o seminário deve causar reflexos positivos na sua atividade. “Achei muito interessante, é uma oportunidade de troca em que vemos atividades do nosso dia-a-dia explicadas, podemos aprender coisas importantes”, falou.

Para finalizar o seminário, foram abordados os principais problemas e solicitações feitas pelos municípios aos escritórios. Nestes quesitos, a atuação dos contabilistas é muito importante na relação com os clientes, para que todas as informações sejam devidamente incluídas nos documentos. Desse modo, evita-se a perda de valores que retornam para serem investidos nas cidades.

Data de publicação: 28/09/2017

Créditos: Murilo Dannenberg