A Secretaria de Saúde tem desenvolvido o projeto de Hortas Comunitárias nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) Caeira/Praia e Colônia 20 e o Caps. A atividade conta com a participação dos usuários e profissionais das unidades.

A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido o projeto de Hortas Comunitárias nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) Caeira/Praia e Colônia 20 e o Centro de Atenção Psicossocial Florescer. A atividade conta com a participação dos usuários da unidade de saúde e dos profissionais do local.

O objetivo do projeto é que os pacientes sejam capazes de planejar e implantar, em sua unidade de saúde, jardim e horta com plantas medicinais, aromáticas, condimentais ou hortaliças para compartilhar com os usuários da rede municipal de saúde. Além de trabalhar a saúde preventiva, o bem-estar e qualidade de vida de toda a comunidade.

A aposentada Ivone Rosa, moradora do bairro Praia, é uma das participantes da construção dos canteiros do horto medicinal na ESF Caeira/Praia.
 “Eu acho ótima a ideia, a gente está construindo algo para nós, para toda a comunidade”, disse. Na unidade de saúde está sendo implantado um espaço com plantas medicinais. Este horto medicinal é em forma de relógio, onde cada hora representa uma parcela correspondente a um órgão do corpo humano. Em cada parcela, são cultivadas as plantas medicinais de uso referendado pela ciência e que auxiliam no tratamento de saúde do sistema representado. Segundo a a enfermeira da unidade de saúde, Maria Cristina Espíndola, o projeto da horta comunitária surgiu como uma ferramenta para integrar a população na vivência do ESF. “São ferramentas que estão previstas dentro do SUS, e estamos trazendo para nós. Através do chá trabalhamos a questão preventiva e com as hortaliças buscamos uma alimentação mais saudável”, falou.

De acordo com a enfermeira resposável pelo CAPS, Alexandra Castro, os pacientes construiram e cuidam da horta existente no local. “Eles se responsabilizaram pelo espaço, cultivando e cuidando das hortaliças. Eles regam as plantas todos os dias. Para nós é importante essa atividade com eles”, disse.  Já na ESF Colônia 20 conforme a agente de saúde, Leni Kuhn, a ideia da horta surgiu em uma reunião da equipe da unidade de saúde. “Nós tinhamos o espaço e decidimos construir a horta para comunidade, os moradores têm nos ajudado bastante”, afirmou.

Segundo a enfermeira adjunta da Secretaria de Saúde, Iara Goerk, a proposta é levar as hortas comunitárias para outras unidades de saúde do município. “O nosso objetivo é implantar esse projeto nos demais postos municipais”, afirmou.

Data de publicação: 14/08/2017

Créditos: Andre Liziardi