O trabalho desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias, semanais, a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, para proporcionar melhores cuidados às suas crianças, em especial de 0 a 6 anos.

Começou nesta semana, o curso de capacitação do Grupo Técnico Municipal que irá organizar e implementar o programa Primeira Infância Melhor (PIM) no município. Envolvendo áreas fundamentais como Assistência Social, Educação e Saúde, o trabalho desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias, semanais, a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, para proporcionar melhores cuidados às suas crianças, em especial de 0 a 6 anos.

O município enviou representantes dos três núcleos envolvidos com a iniciativa. O coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Mega, pela Assistência Social; a coordenadora de enfermagem da Saúde, Iara Goerk; e a responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt. A etapa de preparação encerra-se nesta quinta-feira, dia 29.

O programa está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade. A aplicação do programa conjuga com a proposta do município em especializar e aprofundar cada vez mais o atendimento e a qualidade da educação e saúde das crianças.

A responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt, a abrangência do PIM é o diferencial do programa. “A intersetorialidade do programa se enquadra com a nossa abordagem educacional no município. Quanto mais as crianças tiverem acompanhamento individualizado, maior será sua margem de desenvolvimento”, destaca.

Seus objetivos específicos, são ganhos de desenvolvimento infantil, como linguagem e comunicação, motricidade, socioafetivo e cognitivo. Além disso, ganhos de desenvolvimento humano, como Vínculos familiares saudáveis, relacionamentos sociais saudáveis, integração na sociedade, menores índices de evasão escolar e repetência, permanência por mais tempo na escola, menor desigualdade social e maior inclusão social.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 29/06/2017

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!