A transparência tem sido um dos destaques de Taquari no decorrer dos últimos anos e o município cada vez mais busca a adequação à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

A transparência tem sido um dos destaques de Taquari no decorrer dos últimos anos e o município cada vez mais busca a adequação à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Essa legislação especifica os pontos que os municípios devem atender para terem uma gestão adequada e transparente, com clareza acerca dos gastos públicos.

Além da adaptação dos governos às novas exigências, a população também está se adaptando a essa ferramenta que possibilita tanto a consulta quanto a fiscalização dos órgãos públicos. Essa relação dos munícipes com o Portal da Transparência de Taquari foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis da Univates da fiscal de tributos, Cláudia Simone de Oliveira Pereira.

Durante a pesquisa, Simone identificou que os dados mais consultados pelos cidadãos taquarienses no Portal são relativos a despesas e investimentos. Gastos com pessoal, pensões, amortização de dívidas e contratos estão entre os principais itens consultados. Outras buscas que tiveram números expressivos foram relacionadas à ações, programas e projetos. É importante ressaltar que esses não são todos os dados que podem ser consultados na ferramenta, todos os gastos públicos, investimentos e despesas, em todas as áreas, estão disponíveis.

Simone falou sobre suas principais impressões depois de realizar o trabalho de pesquisa. “Dos 100 entrevistados, 72% buscam informações a cerca do município de Taquari. Destes, 69% buscam estas informações através do Portal da Transparência. Pra mim foi gratificante descobrir isso através do meu TCC, pois significa que o Portal da Transparência de Taquari não existe somente para cumprir a legislação, mas sim para ser uma ferramenta de transparência e fiscalização utilizada por boa parte da população” destacou.

O trabalho conclui sua análise com a avaliação da população sobre o Portal da Transparência de Taquari. Apesar da ferramenta ainda ser relativamente nova e tanto Administração quando cidadãos estarem ainda em adaptação, a avaliação dos entrevistados foi bastante positiva. O município disponibiliza informações completas e de fácil acesso para praticamente todas as esferas da sociedade taquariense.

SAIBA MAIS

Recentemente foi divulgada a 3ª Edição da Escala Brasil Transparente, na qual Taquari foi uma entre as apenas 70 cidades do país a receber a nota máxima no levantamento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), através do Ministério da Transparência. O resultado representa os esforços do município em manter a população por dentro do funcionamento da gestão, tendo o conhecimento de em que são investidos os recursos públicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 26/06/2017

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!