A realização de atividades extraclasse em turno inverso permite um maior desenvolvimento dos estudantes em diversas áreas, além das disciplinas curriculares. Uma das instituições de ensino que mais se destaca nesse serviço é a Emef La Salle.

A manutenção dos alunos na escola em turno integral é um dos pontos considerados fundamentais para a Educação do município. A realização de atividades extraclasse em turno inverso permite um maior desenvolvimento dos estudantes em diversas áreas, além das disciplinas curriculares. Uma das instituições de ensino que mais se destaca nesse serviço é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, com 70 estudantes inseridos no Programa Mais Educação.

As atividades desenvolvidas são realizadas por alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São realizadas oficinas de letramento em português e matemática, além da prática de esportes para os alunos até o 5º ano. À partir do 6º, as atividades compreendem aulas de xadrez e práticas de atletismo. Às terças e quintas-feiras, o programa acontece durante a manhã, já na quarta-feira, o turno utilizado é o da tarde.

A participação no Mais Educação é uma disposição oferecida aos pais. Através de reunião com a coordenação da escola, os responsáveis podem optar por incluir ou não seus filhos. Além das atividades, os alunos contam com alimentação completa durante o período que passam na instituição. São oferecidos o café da manhã, almoço e lanche da tarde para as crianças.

Para a responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt, o êxito e manutenção do programa é uma ferramenta importante no desenvolvimento educacional do município. “Os alunos ficam mais tempo na escola, recebendo formação e orientação. As ações pedagógicas realizadas nas oficinas contribuem para a formação integral dos mesmos, melhorando, deste modo, o desempenho e o rendimento escolar” destaca.

A professora e coordenadora do programa, Isabel Castro as quatro horas do turno escolar não são suficientes para um trabalho completo. “Com o mais educação, realizamos novas aprendizagens, experiências e possibilitamos um olhar com atenção para outras áreas", afirmou.

Além do La Salle, o Mais Educação também é realizado por outras escolas municipais. As Emefs Pedro Pereira Machado, Álvaro Haubert e Emílio Schenk estão incluídas no programa e trabalham com os alunos em turno integral para a realização das atividades.

Data de publicação: 08/06/2017

Créditos: Andre Liziardi