Oferecer uma alimentação de qualidade para todos os alunos das escolas municipais de Taquari é um dos compromissos mantidos pela Educação. Atualmente são investidos cerca de R$ 50 mil por mês para abastecer as cozinhas do educandários com produtos variados, escolhidos para atender as necessidades nutricionais dos estudantes. Cada faixa-etária possui suas próprias orientações alimentares.

Os recursos destinados para esta área estão divididos para as proteínas, hortifruti e alimentos não perecíveis. São gastos R$ 13 mil mensais em carnes, R$ 12 mil em frutas, legumes e verduras, e ainda R$ 23 mil em produtos não perecíveis. A reposição dos itens é feita semanalmente.

O prefeito do município, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, reiterou a importância dos investimentos na área. “Sabemos que é fundamental os estudantes terem uma boa alimentação, pois é mais do que comprovado que isso se reflete no rendimento escolar e também no aprendizado”, enfatizou.

A responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt, ratificou o compromisso da pasta e da Administração com a alimentação dos alunos. “Nosso compromisso com a alimentação escolar tem o intuito de proporcionar o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, bem como o rendimento escolar dos alunos e, principalmente, a formação de hábitos alimentares saudáveis desde tenra idade”, reforçou ela.

São montados cardápios com sugestões para todo o mês, essas sendo diferentes para Escolas de Ensino Fundamental (Emefs), turmas que participam do programa Mais Educação, e turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), existem duas sugestões de cardápios formulados de acordo com a quantidade de horas (meio-turno ou turno integral) que as crianças passam no local.

Conforme a pasta de educação, o cronograma das refeições e as porções são definidas para melhor saciar as necessidades nutricionais dos alunos. Procura-se equilibrar o consumo de carboidratos e proteínas com o de lípidios e vitaminas, todos importantes dentro da nutrição, em especial nas fases de desenvolvimento.

Data de publicação: 20/05/2017

Créditos: Murilo Dannenberg