Realizando acompanhamento com cerca de 50 a 60 famílias mensalmente, muitas delas em situação financeira delicada, o Creas presta um serviço importante para seu bem-estar social.

Nesse mês de maio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social(Creas) completa dois anos de funcionamento no município. Localizada na Rua General Osório, 1625, bairro Centro, a unidade oferece serviço especializado e continuado para famílias e indivíduos em situação risco ou de violação de direitos, tais como violência física, psicológica e sexual, e casos relacionados ao uso de drogas. Desde o início foram 1168 casos atendidos.

Realizando acompanhamento com cerca de 50 a 60 famílias mensalmente, muitas delas em situação financeira delicada, o Creas presta um serviço importante para seu bem-estar social. O trabalho das assistentes sociais é direcionado principalmente para orientações a essas pessoas, através de um atendimento que busca adequar-se à realidade e as necessidades de cada uma.

Conforme a assistente social, Mara Kalkmann, o Creas tem tido um resultado muito positivo especialmente em casos de violência doméstica e abandono. “Já atendemos 59 crianças que passaram por algum tipo de violência ou negligência em seus lares, além de 33 idosos em situação semelhante. Essas pessoas precisam de um acompanhamento para sua situação não se agravar ainda mais”, enfatiza.

Uma das principais bandeiras do Centro é combater a violência sexual contra crianças e mulheres. Durante os dois anos de funcionamento, foram 17 casos de jovens e mulheres atendidas que sofreram com esse tipo de abuso nas próprias residências. Situações assim causam grandes traumas psicológicos e necessitam de acompanhamento psicossocial, oferecido pelas profissionais da unidade.

O Creas está em fase de reformulação dos seus projetos de atendimentos semanais, novos grupos de atividades estão sendo organizados para promover a integração social junto aos participantes. “Nessa semana já iniciamos um novo projeto com jovens, a proposta é promover inclusão através de aulas de música. Além disso, estamos formando outros grupos com abordagens diferentes para iniciarem nas próximas semanas também”, informa a assistente social, Zilka Vargas.

Para os que desejam mais informações acerca das atividades do Creas, ou até mesmo necessitam de algum tipo de atendimento, podem entrar em contato com o telefone (51) 996593874.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 18/05/2017

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!