O Departamento efetua controle contínuo junto aos produtores que comercializam no município. A erradicação da doença é fundamental para a segurança dos rebanhos, devido ao ser caráter incurável.

Os cuidados com a saúde dos rebanhos bovinos são muito importantes para garantir a segurança dos animais e das pessoas que têm contato com eles e seus derivados. Causada pelo agente etiológico Mycobacterium bovis, a tuberculose bovina tem sido combatida pela Vigilância Sanitária Municipal. O Departamento efetua controle contínuo junto aos produtores que comercializam no município. A erradicação da doença é fundamental para a segurança dos rebanhos, devido ao ser caráter incurável.

Conforme a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Maria Izabel Appel, o agricultor deve estar atendo aos animais que possui ou adquire. “Sempre que o produtor for adquirir um animal, principalmente gado de leite, deve exigir os testes de tuberculose e também brucelose, certificando que o animal é saudável”, reforça ela.

A prevenção é essencial para evitar riscos à saúde dos bovinos, pois a doença é caracterizada pro ser infecto-contagiosa, isto é, pode passar de animal para animal. Testes devem ser feitos com frequência, monitorando as condições do rebanho. Caso seja identificada a presença de tuberculose, o gado deve ser encaminhado para o abate sanitário. Este procedimento sacrifica o animal de forma adequada e dá a destinação correta às carcaças, evitando riscos de contaminação.

O último caso identificado no município foi ano passado. O rigoroso controle da vigilância sanitária aliado aos cuidados dos produtores têm garantido a saúde dos rebanhos e consequentemente a qualiade de seus produtos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 15/05/2017

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Arquivo

Compartilhe!