Segunda-feira teve início a jornada pedagógica da rede municipal de ensino. O ato foi marcado pela palestra do ex-ministro da cultura, Juca Ferreira. Além de apresentação do Instituto Educamax e palestra do professor Jackson Pereira.

Nessa segunda-feira, 6 de março, foi dado início à Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. O grande destaque do dia ficou por conta da palestra do ex-ministro da cultura, Juca Ferreira. Durante a manhã o Instituto Educamax realizou um espetáculo musical seguido de palestra para os professores e o professor Jackson Pereira encerrou a jornada com uma palestra motivacional para o início do ano letivo. O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e o vice-prefeito André Britto compareceram representaram o município na abertura da jornada.

O curso aconteceu no Salão da Igreja Quandragular, na Colônia 20, e o momento mais aguardado foi a vez do ex-ministro Cultura e ex-secretário da Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, tomar a palavra. O sociólogo conversou com os professores  sobre a importância da sua profissão no Brasil, os rumos que o ofício deveriam seguir e ilustrou como a educação é um diferencial cada vez mais signifcativo em uma sociedade carente de valores. Ele também passou uma mensagem do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, o qual considera um exemplo de vida e coerência. No vídeo, o uruguaio discursava sobre dar valor acima de tudo à humanidade, ao respeito e a vida de todos nós. Junto com ele estava o deputado Adão Villaverde.

Além de sua palestra, Juca Ferreira esteve disponível para debate com os professores e demais pessoas que estavam presentes. A maioria das intervenções fazia coro às palavras do ex-ministro, em especial em defesa da manutenção de matérias como sociologia e história, consideras muito importates para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Ao final de sua palestra, ele se expressou sobre os desafios de investir em educação e cultura em cidades como Taquari. “Eu acho que nesses casos o prefeito é uma figura muito importante e cada cidade que consegue cumprir o seu papel, serve também de exemplo para o país. E acho também que nesse caso os professores assumem um papel ainda mais central de referência na educação” salientou. Ferreira ainda cometou sua impressão após a rápida passagem pelo município. “Foi uma passagem muito rápida, mas consegui dar uma olhada nessa linda Lagoa que vocês têm no Centro e também gostei da organização e me pareceu um município limpo e bacana de conhecer” encerrou.

Antes disso, durante a manhã a programação teve início logo pela manhã com a apresentação do Instituto Educamax. Foi realizado um espetáculo musical seguido por uma palestra ministrada por Daniel...

Para encerrar a programação de segunda, o professor Jackson Porto Pereira realizou palestra focada nas relações humanas. A temática de sua palestra foi “Relações Humanas: Uma das chaves para o equilíbrio, felicidade e a paz”. Transmitindo uma mensagem positiva, de otimismo e motivando os professores a encararem mais um ano letivo, sempre em busca de se tornarem melhores ao mesmo tempo que transformar os alunos em pessoas melhores. Um poder muito importante para o futuro.

Todos os itens da programação foram bastante elogiado pelos docentes, contribuindo de diferentes formas para a reflexão e compreensão de novas ideias muito importantes para o ensino e métodos de relacionamento humano.

Durante esta terça-feira, a jornada pedagógica esta em sua última etapa preparatória em reuniões internas nas instituições de ensino do município. As aulas na rede municial retornam nesta quarta-feira, dia 8 de março.

Data de publicação: 08/03/2017

Créditos: Murilo Dannenberg