Material didático das escolas públicas do município já está disponível na Secretaria de Educação, junto à Prefeitura.

Na última terça-feira, dia 7 de fevereiro, chegaram na Prefeitura as coleções de livros didáticos para a rede escolar de Taquari. Já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação (SMED) os livros que abastecerão as escolas da rede Municipal e rede Estadual de ensino. As obras fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o qual tem como principal propósito prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

O Programa é realizado em ciclos trienais alternados. Desta forma, a cada ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adquire e distribui material para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Os Municípios e Estados fazem a adesão ao Programa e, posteriormente realizam a escolha das obras por meio de um guia de livros, disponibilizado no portal do FNDE, na internet. Trata-se de um processo democrático de escolha, em que as equipes pedagógicas realizam a escolha das obras que serão utilizadas pelos alunos em sua escola. A formalização da escolha dos livros didáticos é feita via internet. De posse de senha previamente enviada pelo FNDE às escolas, professores fazem a escolha on-line, em aplicativo específico para este fim, disponível na página do FNDE. Posteriormente, a distribuição dos livros é feita por meio de um contrato entre o FNDE e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que leva os livros diretamente da editora para as escolas ou até a SMED para os casos das escolas rurais.

Neste ano, além das coleções de livros didáticos, o acervo vem ampliado por uma coleção de 45 livros relativos ao Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE Temático, para atendimento aos alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. São obras específicas acerca de temáticas relevantes à contemporaneidade e versam sobre cidadania, cultura afro, cultura indígena, direitos humanos, agrobiodiversidade, dentre outras.

Data de publicação: 13/02/2017

Créditos: Murilo Dannenberg